Commodities

Minério de ferro cai na China com preço spot alto pressionando margens no aço

23 jul 2020, 8:04 - atualizado em 23 jul 2020, 8:04
Mineração
O contrato mais ativo do minério de ferro em Dalian, para entrega em setembro, encerrou em baixa de 0,3%, a 845,50 iuanes por tonelada (120,87 dólares), depois de duas sessões de alta (Imagem: REUTERS/Lunae Parracho

Os futuros do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian recuaram nesta quinta-feira, uma vez que margens pressionadas na indústria siderúrgica chinesa pesaram mais sobre os preços do que o suporte dado pelo usual aumento da demanda sazonal esperado no maior produtor global de aço.

O contrato mais ativo do minério de ferro em Dalian, para entrega em setembro, encerrou em baixa de 0,3%, a 845,50 iuanes por tonelada (120,87 dólares), depois de duas sessões de alta.

O contrato mais ativo na bolsa de Cingapura, para agosto, por outro lado, subiu 0,7%, para 108,10 dólares por tonelada.

“Embora as margens de usinas siderúrgicas, especialmente do vergalhão, mostrem alguns sinais iniciais de estabilização, elas seguem deprimidas, e nós acreditamos que precisam se recuperar mais para que isso possa gerar um aumento significativo nas taxas de produção”, disse Hui Heng Tan, analista na corretora de commodities Marex Spectron.

As siderúrgicas chinesas estão tendo margens pressionadas devido aos custos em alta de matérias-primas, incluindo o minério de ferro, cujos preços spot tocaram o maior valor em quase um ano na quarta-feira, a 113,50 dólares por tonelada, segundo dados da consultoria Mysteel.

No mercado de aço, o vergalhão na bolsa de futuros de Xangai avançou 0,5% após uma sessão volátil.

“No momento, ainda há chuvas fortes no sul (da China) e o desastre das cheias ainda é severo. Mas o mercado espera uma melhor demanda (por aço) após o final da estação de chuvas”, disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.

reuters@moneytimes.com.br