Minério de ferro cai com traders de olho na demanda da China
Os contratos futuros de minério de ferro caíram nesta terça-feira, com o preço de referência na bolsa de Dalian recuando da máxima do contrato da sessão anterior, à medida que traders avaliavam a demanda na China, maior produtora mundial de aço, e monitoravam riscos regulatórios.
O ingrediente siderúrgico, no entanto, estava a caminho de um ganho mensal de 2% na Dalian Commodity Exchange.
Já na Bolsa de Cingapura, o contrato subiu 11% este mês, em um rali impulsionado por melhores perspectivas de demanda depois que a China desmantelou as restrições rígidas da Covid.
A chamada reabertura da China também impulsionou os preços spot do minério de ferro ferro, com o material com teor de 62% subindo acima de 130 dólares a tonelada na segunda-feira, o maior nível desde junho, mostraram dados da consultoria SteelHome. Nesta terça-feira, o contrato fechou a 129,5 dólares.
O minério de ferro mais negociado para maio na bolsa de Dalian encerrou o comércio diurno desta terça-feira com queda de 1,3%, a 866 iuanes (128,25 dólares) a tonelada.
Em Cingapura, o contrato de referência do minério de ferro para março caiu 0,7% para 127,25 dólares a tonelada.
“Os preços do minério de ferro podem permanecer dentro da faixa quando as siderúrgicas retomarem a produção após o intervalo do CNY (Ano Novo Lunar)”, disse a consultoria Mysteel em sua última perspectiva semanal.
Os estoques dos portos de minério de ferro na China provavelmente também se acumularam após o feriado de uma semana, disse.
As preocupações com intervenção regulatória, já que a China alertou contra a especulação excessiva do mercado, também foram vistas reduzindo os preços do minério de ferro.