Commodities

Minério de ferro cai com surtos crescentes de vírus na China

19 dez 2022, 8:59 - atualizado em 19 dez 2022, 8:59
Minério de ferro
Os contratos futuros de minério de ferro em Singapura afundaram até 4% na segunda-feira, para US$ 106,85 a tonelada (Imagem: Pixabay/herbert2512)

O minério de ferro caiu em meio a surtos de vírus que se espalham na China e minam as esperanças de uma melhora imediata na economia.

A escalada de infecções em todo o país diminui o otimismo sobre os planos de estímulo de Pequim, com relatos da mídia sobre o aumento de mortes e crematórios sobrecarregados.

A falta de dados oficiais abrangentes, com o fim de relatórios do governo de casos assintomáticos, dificulta para os observadores do mercado avaliar a disseminação das infecções.

A confiança empresarial em dezembro caiu para o nível mais baixo em uma década, à medida que os trabalhadores adoecem e as pessoas ficam em casa com medo de serem infectadas, o que reduz a demanda por bens e serviços.

A matéria-prima siderúrgica cai cerca de 10% este ano apesar das muitas promessas do governo chinês de fortalecer o setor imobiliário.

Autoridades disseram na sexta-feira que apoiarão a demanda do consumidor por “moradia melhor” e prometeram assegurar “crescimento estável”.

Os contratos futuros de minério de ferro em Singapura afundaram até 4% na segunda-feira, para US$ 106,85 a tonelada.

As vendas de imóveis residenciais novos caíram na maioria das principais cidades da China na semana passada, de acordo com cálculos da Bloomberg com base em dados da China Real Estate Information Corp. As compras acumuladas no ano estão pelo menos um terço abaixo do mesmo período do ano passado.

A queda nas vendas de imóveis é um problema para o mercado de minério porque o setor de construção responde por cerca de 40% da demanda de aço do país.

As margens das siderúrgicas permanecem baixas e a aquisição de minério de ferro está lenta, pesando sobre a demanda, disse a Holly Futures em nota. As usinas podem passar a estocar a produção para o inverno, acrescentou.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar