Commodities

Minério de ferro cai com dúvidas sobre força da demanda na China

20 set 2022, 7:39 - atualizado em 20 set 2022, 7:40
Minerio de ferro
Os futuros de minério de ferro em Singapura caíram até 1,2%, para US$ 95,85 a tonelada (Imagem: REUTERS/Muyu Xu)

Os preços do minério de ferro caíram em Singapura à medida que o mercado avalia a força da demanda chinesa.

Os indicadores econômicos sugerem que o estímulo do governo impulsionou o setor de construção, o que, a princípio, deve se converter em consumo mais forte da matéria-prima.

Mas um confinamento repentino no polo siderúrgico de Tangshan serve de lembrete de que a política Covid Zero da China pode inibir a produção de aço e diminuir a demanda por minério.

Os futuros de minério de ferro em Singapura caíram até 1,2%, para US$ 95,85 a tonelada, apagando ganhos que chegaram a 2,1% mais cedo.

Produção mais alta de aço e estoques de vergalhões em queda sinalizam o impacto positivo da tentativa de Pequim de estimular a construção após uma crise imobiliária que já dura quase um ano.

A produção diária de aço aumentou 3,3% nos primeiros 10 dias de setembro, em comparação com o final de agosto, enquanto novos investimentos impulsionam a atividade de construção.

Apesar das notícias de Tangshan, o mercado permanece otimista de que os reveses devido a restrições rigorosas contra Covid serão pequenos durante a atual temporada de pico de construção.

Com o foco das autoridades chinesas na recuperação econômica, o impacto dos bloqueios pode estar diminuindo, disse Chen Wenguang, diretor de pesquisa do Lange Steel Information Research Center.

À medida que os altos-fornos continuam a aumentar a produção, as usinas vão reabastecer os estoques de minério de ferro antes do feriado de uma semana do Dia Nacional no início do próximo mês, dando suporte de curto prazo aos preços, disse a Haitong Futures em nota.

As taxas de operação dos altos-fornos subiram e estão perto do pico que atingiram este ano. O foco do mercado agora se volta para o Congresso Nacional do Partido, que começa em 16 de outubro, onde novos financiamentos a infraestrutura ou políticas de empréstimos habitacionais podem ser anunciados, o que pode elevar o otimismo em relação ao aço.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

bloomberg@moneytimes.com.br