Minério de ferro

Minério de ferro cai com alerta da China e controles de produção em Tangshan

20 mar 2023, 8:28 - atualizado em 20 mar 2023, 8:28
China, Minério de ferro
“Algumas siderúrgicas (em Tangshan) reduzirão sua capacidade de sinterização entre 30% e 50%”, disse Wu Yuling, analista de minério de ferro da consultoria Mysteel em Xangai (Imagem: REUTERS/Stringer)

Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram nesta segunda-feira depois que o planejador estatal da China emitiu outro alerta contra a especulação no mercado e novas restrições de produção foram impostas nas principais cidades siderúrgicas chinesas.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China disse na sexta-feira que analisará mais uma vez medidas para conter os preços “irracionais” do minério de ferro e pediu às empresas de trading que evitem criar acúmulo e inflar os preços.

Tangshan, principal centro de produção de aço da China, disse na segunda-feira que lançaria uma resposta de emergência de nível 2 após a previsão de forte poluição do ar para esta semana.

Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Handan, outra grande cidade siderúrgica, implementou restrições semelhantes em 17 de março.

“Algumas siderúrgicas (em Tangshan) reduzirão sua capacidade de sinterização entre 30% e 50%”, disse Wu Yuling, analista de minério de ferro da consultoria Mysteel em Xangai.

Atualmente, as siderúrgicas têm estoque suficiente de minério de sinterização para sustentar a produção normal por cerca de oito dias, ela acrescentou.

O contrato futuro de minério de ferro para maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) da China encerrou as negociações diurnas com queda de 2,48%, a 883 iuanes (128,14 dólares) a tonelada, o menor valor desde 3 de março.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em abril estava em 125,95 dólares a tonelada, uma queda de 3,7%.

O preço caiu 4,7% em relação à alta recente de 132,18 dólares a tonelada atingida em 15 de março.

Outros ingredientes siderúrgicos também registraram perdas.

O carvão de coque recuou 0,56%, e o coque perdeu 1,38%.

Os preços do aço também enfraqueceram, mas não tanto quanto o minério de ferro, com os agentes do mercado pesando o otimismo sobre a demanda de curto prazo contra a queda nos preços das matérias-primas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar