Commodities

Minério de ferro avança 2,5% na véspera de feriado de uma semana na China

30 set 2019, 8:15 - atualizado em 30 set 2019, 8:15
Mineração
Minério de ferro em alta nesta segunda-feira antes do feriado (Imagem: Reuters/Washington Alves)

Por Investing.com

A jornada desta segunda-feira foi marcada pela importante valorização dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian. O ativo com o maior volume de negócios, com data de vencimento para janeiro do ano que vem, encerrou a 655,50 iuanes por tonelada, o que representa um ganho de 2,50% sobre o valor de liquidação de sexta, 639,50 iuanes/t.

A sessão seguiu no mesmo sentido nos negócios com o vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato de maior liquidez, de janeiro de 2020, avançou 36 iuanes para 3.470 iuanes por tonelada. Já o segundo mais líquido, de maio do próximo calendário, ganhou 30 iuanes para 3.281 iuanes por tonelada.

Os mercados de ações da China tiveram queda para o menor nível em quase um mês na segunda-feira, com a notícia de que os Estados Unidos podem restringir o acesso das empresas chinesas ao mercado de capitais americano, alimentando os temores de uma grande escalada em sua guerra comercial de um ano.

A administração do presidente Donald Trump está considerando retirar as empresas chinesas das bolsas de valores dos EUA, disseram três fontes informadas sobre o assunto na sexta-feira.

A medida seria parte de um esforço mais amplo para limitar o investimento dos EUA em empresas chinesas, disseram duas fontes. Uma fonte disse que foi motivada pelas crescentes preocupações de segurança do governo Trump sobre as atividades das empresas.

Nasdaq está reprimindo as ofertas públicas iniciais de pequenas empresas chinesas, restringindo e diminuindo sua aprovação, de acordo com documentos regulatórios, executivos corporativos e banqueiros de investimento.

Pesquisas de atividade fabril na China apontaram para uma ligeira melhora em setembro, à medida que a demanda doméstica aumentou, mas analistas acreditam que os ganhos serão de curta duração à medida que o mercado imobiliário esfriar e as tensões comerciais nos EUA continuarem elevadas.

O PMI subiu para 49,8 em setembro, um pouco melhor do que o esperado e avançando de 49,5 em agosto. Mas permaneceu abaixo da marca de 50 pontos que separa expansão da contração.

Os mercados financeiros da China estarão fechados entre 1º e 7 de outubro para o feriado do Dia Nacional.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar