Minério de ferro atinge máxima de 7 meses; veja o que impulsiona a commodity
O preço do minério de ferro ampliou ganhos nesta segunda-feira (30), com os futuros mais ativos na bolsa de Dalian batendo o nível psicológico chave de 900 iuanes (122,98 dólares) a tonelada métrica, impulsionado pela demanda sólida e pelo otimismo após a decisão do principal consumidor, a China, de implementar estímulos fiscais.
O minério de ferro janeiro mais negociado na bolsa de Dalian encerrou o dia com alta de 2,51%, a 900 iuanes a tonelada, o maior valor desde 3 de abril.
- Vale pagará R$ 2,33 por ação em dividendos e JCP: é hora de comprar as ações da mineradora para aproveitar os proventos? Confira a resposta do analista Ruy Hungria no Giro do Mercado:
O principal órgão parlamentar da China aprovou uma emissão de títulos soberanos de 1 trilhão de iuanes e também um projeto de lei para permitir que os governos locais antecipem parte de suas cotas de títulos de 2024, como os mais recentes esforços para estimular sua economia.
A Baoshan Iron and Steel, a maior siderúrgica listada da China, disse que espera que a demanda de aço no país encontre forte suporte dos setores de infraestrutura tradicionais e novos no último trimestre deste ano e em 2024.
O suporte também vem “da forte demanda remanescente por minério de ferro, já que menos usinas do que o esperado cortaram a produção, apesar das margens continuamente reduzidas”, disseram analistas da Sinosteel Futures em uma nota.