Minério de ferro amplia quedas na China após atingir máxima
Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura ampliaram as perdas nesta quarta-feira (21). Em razão de feriados, os mercados chineses fecham na quinta (22) e sexta-feira (23).
O contrato de minério de ferro de setembro mais negociado na Dalian Commodity Exchange, da China, encerrou as negociações diurnas com queda de 1%, a 797,50 iuanes (US$ 110,86) por tonelada métrica.
Na bolsa de Cingapura, o contrato de referência caiu ainda mais, em 2%, a US$ 110,75 por tonelada métrica.
Os índices de referência de Dalian e Cingapura recuaram na terça-feira (20) de uma máxima de mais de dois meses. O movimento veio após cortes modestos nas taxas de juros de empréstimos da China desapontarem traders que esperavam por um suporte mais amplo, particularmente, para o setor imobiliário.
- Índice de fundos imobiliários (IFIX) atinge os 3.100 pontos voltando aos níveis pré-pandemia, e caminha para 10ª semana seguida de alta: Hora de investir? Assista o Giro do Mercado de hoje (21) e veja a resposta do analista da Empiricus Research Caio Araújo. Inscreva-se no nosso canal e não perca o Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h.
A taxa básica de empréstimo de cinco anos da China, que serve como taxa de referência para hipotecas, foi reduzida em apenas 10 pontos-base.
“Este corte abaixo do esperado, combinado com nenhum anúncio firme de um pacote de estímulo considerável após a reunião do Conselho de Estado da última sexta-feira, apesar de muito exagero da imprensa, deixou muitos se perguntando o quão disposta a China está a estimular sua economia”, disse o chefe de economia de mercado do National Australia Bank, Tapas Strickland.
*Com informações da Reuters