Minério de ferro afunda com demanda fraca por aço na China
O minério de ferro caiu para o nível mais baixo desde o início de dezembro, sem qualquer sinal significativo de maior consumo de aço na China, apesar de já ter começado a época do ano em que a atividade de construção costuma aumentar.
Os futuros em Singapura perderam até 4,9% nesta segunda-feira, para US$ 102,80 a tonelada, após queda de 7,2% na semana passada.
Embora as usinas siderúrgicas chinesas possam se reabastecer de matéria-prima esta semana, antes do feriado da Semana Dourada no início de maio, a demanda deve continuar fraca depois disso, segundo a Huatai Futures. Margens de lucro apertadas podem levar as usinas a cortarem produção, acrescentou.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Do lado da oferta, a produção da australiana Fortescue Metals ficou estável no primeiro trimestre. Mas a mineradora iniciou as operações de sua nova mina Iron Bridge.
O minério de ferro caiu 2,7% na bolsa chinesa de Dalian, enquanto as cotações do vergalhão de aço e da bobina a quente tiveram queda de mais de 2% em Xangai, negociados perto de mínimas de cinco meses.