BusinessTimes

Minério cai com temores que dólar forte iniba compras chinesas

14 set 2022, 8:16 - atualizado em 14 set 2022, 8:16
Minério de ferro no porto de Zhoushan, China
O mercado ficou cauteloso depois da divulgação do CPI de agosto nos EUA, que subiu 8,3% ano a ano (Imagem: REUTERS/Stringer)

O minério de ferro caiu após os dados de inflação americana alimentarem as expectativas de mais aperto monetário e um dólar mais forte que tornaria as importações mais caras.

O ingrediente siderúrgico afundou até 3,2%, para US$ 100,05 a tonelada, em Singapura.

O mercado ficou cauteloso depois da divulgação do CPI de agosto nos EUA, que subiu 8,3% ano a ano e gerou preocupações de que o Federal Reserve implementará outro aumento histórico de juros na semana que vem.

Como a China compra matérias-primas em dólares, uma moeda americana mais forte aumentaria os custos para os importadores em um momento em que o país já lida com surtos de vírus e um setor imobiliário frágil que contribui para pelo menos um terço da demanda de aço.

O yuan teve a maior queda em um mês após os dados do CPI.

“Um Fed persistentemente hawkish e a inflação que ainda não esfriou o suficiente” são ambos fatores de baixa para a demanda por aço, disse a Minmetals Futures em nota.

Além disso, as margens de lucro em queda levam as usinas a apenas reabastecer o minério de ferro quando necessário para manter a produção em movimento, acrescentou.

Enquanto isso, no lado da oferta de longo prazo, a Rio Tinto (RIOT34) e a gigante estatal chinesa Baowu Steel, seu maior cliente, desenvolverão um novo projeto de minério de ferro na região de Pilbara, na Austrália, com participação majoritária da Rio Tinto.

A mina terá capacidade anual de 25 milhões de toneladas de minério de ferro.

Visto como um barômetro da atividade econômica, o cobre estendeu sua queda com os dados de inflação dos EUA, o que prejudicou as perspectivas de crescimento e demanda para as commodities.

O alumínio também caiu em Londres.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar