Minério cai com incerteza sobre demanda após feriado na China
O minério de ferro caiu para perto do fechamento mais baixo desde o final de novembro, diante de incertezas sobre as perspectivas para a demanda pós-feriado, com a China fechada para a Semana Dourada.
Os contratos futuros em Singapura operaram com queda de até 1,3%, a US$ 100,80 a tonelada, nesta quarta-feira.
O declínio desde meados de março é de mais de 20%.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A matéria-prima siderúrgica enfrenta um ano tumultuado, e chegou a ser negociada brevemente abaixo de US$ 100 a tonelada no final de abril, com as usinas chinesas reduzindo produção em meio a um declínio da demanda por aço acabado. Também diminuíram as esperanças de que a reabertura econômica e a alta temporada de construção no país asiático, que costuma ir de abril a junho, consigam impulsionar o consumo de aço.
Uma oferta de aço mais do que suficiente para atender o mercado limita os preços de produtos acabados, disse Wang Jianhua, analista-chefe de aço da Mysteel, em nota. Os altos níveis de estoque pesam sobre o setor desde março, e os preços continuarão a cair se as usinas não reduzirem produção, acrescentou.