Minério cai com dúvidas sobre políticas do governo chinês
O minério de ferro caiu na quarta-feira, com o mercado em ritmo de espera para ver se a demanda vai ganhar ou não algum impulso de políticas que serão divulgadas durante o Congresso do Partido Comunista da China no próximo mês.
O ingrediente siderúrgico teve queda de até 3,3% em Singapura, para US$ 94 a tonelada.
Embora esta seja a temporada de pico de consumo na China, construtoras endividadas tem dificuldade em concluir projetos.
A ameaça de restrições contra Covid também obscurece as perspectivas de curto prazo.
As margens de lucro das siderúrgicas estão perto das mínimas do ano desde agosto, reduzindo ainda mais a demanda por minério de ferro.
O congresso que começará em 16 de outubro será observado de perto em busca de sinais de que Pequim afrouxará seus controles de vírus ou procurará apoiar ainda mais o mercado imobiliário.
“Os bloqueios relacionados a Covid continuam sendo o principal fator negativo para a recuperação da segunda maior economia do mundo, e tentar prever como serão as políticas nos próximos meses é perda de tempo”, disse a Breakwave Advisors em nota.
Mas é provável que haja alguma melhora no setor imobiliário da China no curto prazo, e que o pior da crise já passou, disse.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!