Mineradores de criptoativos podem ajudar a descobrir a cura para o coronavírus
Colaboração de código aberto e inovação tecnológica são fundamentais durante uma crise global. Por conta da pandemia do COVID-19, quantos mais recursos pudermos reunir para superar essa ameaça global, melhor.
Uma iniciativa de colaboração interessante e de forte impacto para encontrar possíveis soluções médicas para a pandemia foi criada pela Folding@Home (FAH).
Mineradores de cripto podem ajudar a combater o coronavírus
No dia 15 de março, Folding@Home anunciou o lançamento de uma nova iniciativa que envolve pessoas em todo o mundo contribuindo com seu poder computacional para simular as dinâmicas das proteínas do COVID-19 para encontrar uma possível cura e/ou tratamento para o novo coronavírus.
“Vírus […] têm proteínas que usam para suprimir nossos sistemas imunológicos e se reproduzirem. Para ajudar a combater o coronavírus, queremos entender como essas proteínas virais funcionam e como podemos criar métodos para interrompê-las”, afirma uma publicação do projeto.
Para conseguir entender profundamente o novo coronavírus e, possivelmente, descobrir métodos para combater o COVID-19, Folding@Home está convocando voluntários para contribuir com seu poder computacional inativo para executar simulações de proteínas.
Já que a iniciativa teve sucesso anteriormente no combate contra o ebola, o projeto pode ajudar a encontrar soluções terapêuticas valiosas para o COVID-19.
Folding@Home “é um projeto distribuído de computação para simular dinâmicas de proteína, incluindo o processo de enovelamento de proteína e os movimentos das proteínas envolvidos em uma variedade de doenças”, de acordo com seu site. “Enovelamento” se refere à configuração funcional da proteína através de um processo químico.
A ideia é que cientistas-cidadãos em todo o mundo se voluntariem para executar simulações de dinâmicas de proteína em seus computadores para ajudar cientistas a desenvolverem terapêuticas.
Com a ajuda de voluntários que possuam fortes placas de vídeo em seus computadores, mais simulações podem ser executadas em um período mais curto de tempo conforme o maior poder computacional é usado para simular dinâmicas de proteína.
Mineradoras de criptoativos que estão usando aparelhos de mineração repletos de GPUs (unidades de processamento gráfico) para minerar criptoativos poderiam ajudar na resolução da crise do COVID-19 ao direcionar seu poder computacional para, assim, encontrar uma possível cura.
Ainda não se sabe quantas mineradoras cripto irão abdicar de seus lucros com mineração para possivelmente salvar a vida de milhares (se não milhões) de pessoas. Mas o que está claro é que pools de mineração seriam os voluntários perfeitos para o projeto Folding@Home.
Para contribuir com seu poder computacional e ajudar a encontrar soluções terapêuticas para o COVID-19, clique aqui para baixar o Folding@Home e começar agora mesmo.