CryptoTimes

Minerador de Bitcoin (BTC) solo fecha bloco antes de grandes concorrentes e ganha recompensa de 6,25 BTC

06 set 2022, 17:51 - atualizado em 06 set 2022, 17:52
Bitcoin mineração
(Imagem: Unsplash/Michael Förtsch)

Um minerador de Bitcoin (BTC) agindo por conta própria surpreendeu investidores criptonativos ao bater probabilidades baixíssimas nesta terça-feira (6) e fechar um bloco antes de grandes empresas de mineração, ganhando 6,25 (cerca de US$ 117.695,63 na cotação atual).

Devido à transparência e rastreabilidade da tecnologia blockchain, o grande acaso foi registrado e está chamando a atenção de investidores do meio.

(Imagem: explorador de blocos do Bitcoin)

A mineração é a forma que a rede do Bitcoin é assegurada, através do algoritmo de consenso chamado de prova de trabalho, ou Proof of Work.

O processo consiste em verificar as transações da rede, e juntá-las em um bloco, a fim de adicioná-lo junto ao resto da cadeia (o blockchain), e assim ganhar a criptomoeda como recompensa e emitir novas no mercado.

Os chamados mineradores verificam as transações da rede ao utilizar máquinas com alto processamento para resolver problemas matemáticos, e competem entre eles mesmos para juntar o bloco antes de todos. O cálculo do poder computacional necessário para minerar bitcoin é chamado de hash rate.

Todavia, a rede é ajustada conforme mais mineradores entram no mercado – uma vez que a emissão de novos bitcoins é algo controlada – atualmente, o número de mineradores cresceu, e junto dele, o processamento necessário para entrar nessa competição matemática.

Entretanto, nesta terça-feira (6), um minerador que atua sozinho, ou seja, com pouco poder computacional, conseguiu sozinho vencer essas grandes mineradoras e conquistou para si o prêmio de 6,25 BTC.

Atualmente, uma mineradora de porte médio necessita de cerca de 1.000 máquinas específicas – ASIC – para manter-se em operação – tendo em vista os custos energéticos necessários para manter os equipamentos funcionando 24h por dia.

Cada uma dessas máquinas utiliza um hash rate de 100 TH/S. O minerador que fechou o bloco sozinho utilizou apenas 270 TH/S.

Com base no CryptoCompare, site que calcula a renda de mineração conforme seu poder computacional, a quantia usada pelo minerador sortudo traria uma renda de US$ 483,49 por mês (sem contar com os gastos de energia consumida pelo equipamento).

O valor que o minerador embolsou é cerca de 24.342,9% maior do que a renda que receberia, ou valor 243,42 vezes mais alto.

(Imagem: CryptoCompare)

Assista ao Papo Crypto com uma mineradora institucional para saber mais sobre o processo de mineração:

Siga o Crypto Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.