Mineração de bitcoin (BTC): Rússia tem nova proposta para legalizar o setor no país
Conforme noticiado pelo Decrypt, o Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia introduziu, recentemente, uma proposta para, explicitamente, legalizar e taxar a mineração de bitcoin (BTC) em regiões que tenham excedente energético.
A proposta diz que a mineração de bitcoin deve ser reconhecida como uma forma de “atividade comercial” e cobrado impostos assim que as criptomoedas forem convertidas em rublos.
Segundo o Decrypt, ontem (15), um informe feito pelo jornal local Izvestia apontou que a proposta de aprovação da mineração de bitcoin foi elaborada de uma maneira a trazer benefícios para o país, ao mesmo tempo em que não sobrecarrega a rede elétrica em regiões vulneráveis.
O Ministério afirmou que esse objetivo será alcançado ao restringir a mineração a redes elétricas confiáveis e configurar limites de uso energético para mineradores individuais.
De acordo com o Decrypt, o Ministério quer não só aprovar o setor, mas também incentivar seu crescimento por meio de tarifas de energia elétrica mais baixas em determinadas áreas. Caso o limite energético estabelecido seja ultrapassado, é previsto um aumento no preço da energia elétrica.
Aparentemente, a mineração de bitcoin conta com o apoio não oficial do presidente russo, Vladimir Putin, visto que este já afirmou que o país poderia se beneficiar economicamente do setor, devido ao “excedente energético” e “pessoal bem treinado”.
No entanto, esse parece não ser o caso do Banco Central da Rússia, que, no início deste ano, propôs o banimento total do uso e da mineração de criptomoedas, citando riscos ao sistema financeiro e sua estabilidade. Porém, pouco tempo depois, Putin freou a tentativa do Banco Central, pedindo que os oficiais de seu governo contivessem discussões acerca das criptomoedas.
Atualmente, a Rússia ocupa o terceiro lugar na mineração de bitcoin, atrás somente do Cazaquistão e dos Estados Unidos.