Milton Ribeiro: ‘O caminho está aberto para a CPI do MEC’, diz senador sobre ausência do ex-ministro
O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro não compareceu à reunião da Comissão da Educação (CE) do Senado nesta quinta-feira (31).
Ribeiro foi convidado para prestar informações sobre as denúncias de favorecimento no repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Em áudios divulgados pela imprensa, ele afirmou priorizar municípios administrados por prefeitos vinculados a pastores evangélicos, a pedido do presidente Jair Bolsonaro.
A Comissão aprovou hoje um requerimento de convite (REQ 22/2022) ao ministro interino da Educação, Victor Veiga.
Caso não compareça, ele será convocado (REQ 19/2022) para falar sobre denúncias de tráfico de influência no Ministério da Educação.
“Ele [Victor Veiga] não só é ministro atualmente, embora interino, mas ele era o Secretário Executivo do Ministério quando esses fatos ocorreram. (…) Nós esperamos que o novo ministro venha e possa esclarecer os fatos”, declarou o presidente da comissão, senador Marcelo Castro (MDB-PI), em coletiva de imprensa no final da reunião.
O presidente também afirmou, pelo Twitter, que “o caminho está aberto para a CPI do MEC”. “O Senado não irá se conformar com essa ausência”, continuou.