Milhões de euros são investidos em esquema cripto fraudulento na Irlanda
A polícia irlandesa está investigando uma fraude em que suspeitos enganaram pessoas com alto poder aquisitivo a investir grandes quantias de dinheiro em bitcoin e obter controle de suas carteiras.
Um banco suspeitou de um lote de transações de 500 mil euros cada, realizadas por uma conta que estava inativa há anos, noticia o Decrypt.
O suposto cliente acreditava que estava fazendo um investimento e quis seguir com a transação e, após dar ouvidos à polícia e ao banco, outra transferência de 500 mil euros foi bloqueada.
Uma propriedade localizada no sul da capital de Dublin, cujos donos eram estrangeiros, foi revistada e encontraram dinheiro, joias e computadores. A polícia está investigando se esses suspeitos obtiveram controle das carteiras de bitcoin das vítimas.
A investigação ainda está em andamento, mas as quantias transferidas já chegaram à casa dos milhões de euros. A polícia local suspeita que parte do dinheiro foi transferido para o exterior.
Apesar de a percepção ser de que existem centenas de golpes, o uso de bitcoin para fins ilícitos parece ter caído. Segundo a empresa de análise em blockchain Chainalysis, apenas 0,34% das transações realizadas em 2020 estavam relacionadas a crime, representando uma queda de 2,1% em relação a 2019.
Como manter suas criptomoedas seguras?