CryptoTimes

Milhares de pessoas assistem à transmissão de esquema cripto falso da Apple (AAPL) no YouTube

08 set 2022, 12:08 - atualizado em 08 set 2022, 12:08
Apple
Responsáveis pelo esquema provavelmente tentaram aproveitar o rebuliço do novo lançamento da Apple. (Imagem: Reuters/Dado Ruvic/Illustration)

Dezenas de milhares de pessoas se conectaram para assistir à transmissão ao vivo de uma entrevista antiga do CEO da Apple (AAPL; AAPL34), Tim Cook, informou The Verge.

Segundo o Decrypt, a propaganda do evento já tinha fortes indicadores de que algo não estava certo. O título era um deles: “Apple Event Live. Ceo of Apple Tim Cook: Apple & Metaverse in 2022” (“Evento ao vivo da Apple. Ceo da Apple, Tim Cook: Apple & Metaverso em 2022”, em tradução livre).

Além disso, a presença dos logos do bitcoin (BTC) e da ethereum (ETH), acompanhados de “NOTÍCIA URGENTE” também eram fortes indicadores de um esquema fraudulento.

As imagens da entrevista correspondiam a uma entrevista que Cook fez ao CNN Money em 2018, cujo logo estava borrado pelo texto “Apple Crypto Event 2022”.

Os indicadores de que se tratava de um esquema falso não foram suficientes para impedir que pessoas assistissem à transmissão. As visualizações durante a transmissão passaram de 16 mil para 70 mil, segundo The Verge.

Houve alguns visualizadores que foram corajosos o suficiente para clicar em um link disponibilizado no canal do YouTube, chamado “Apple LIVE”.

Porém, o link nada tinha a ver com a gigante de tecnologia – ele sugeria que uma conta verdadeira no YouTube havia sido hackeada para promover esquema fraudulento com criptomoedas.

Na sequência, o link na descrição do vídeo levava usuários a um site cripto duvidoso. Segundo Decrypt, o vídeo foi removido pouco tempo depois por supostamente violar os termos do YouTube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo lançamento da Apple

Os responsáveis pelo esquema fraudulento de criptomoedas envolvendo a Apple provavelmente decidiram fazer isso para aproveitar o rebuliço gerado pelo lançamento do iPhone 14, feito ontem (7).

A gigante americana não fez muitos pronunciamentos sobre o envolvimento com criptomoedas ou com tecnologia blockchain.

Em 2018, o CEO da Apple se mostrou contra a produção de moedas que não seja feita pelo Estado e disse não acreditar em dinheiro descentralizado.

Porém, Cook aparenta ter mudado de ideia. No final do ano passado, o CEO da Apple afirmou ter algumas criptomoedas e chegou a afirmar, neste ano, que a empresa está investindo no potencial do metaverso.

iPhone 14: Preços, funcionalidades, chegada ao Brasil;
Veja o que esperar do lançamento

*Com informações de Decrypt

Siga o Crypto Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.