Milei volta atrás e diz que Lula é bem-vindo em cerimônia de posse; entenda
O anarcocapitalista Javier Milei, presidente eleito da Argentina, afirmou que Luiz Inácio Lula da Silva será bem-vindo se decidir participar da cerimônia de posse na Casa Rosada, em 10 de dezembro.
A declaração foi feita durante entrevista ao canal argentino Todo Noticias. Ao ser questionado, respondeu: “se Lula quiser vir a minha posse, será bem recebido. Ele é o presidente do Brasil”.
Vale lembrar que Milei conta com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, convidado pelo presidente eleito para a cerimônia. O governo ainda não confirmou se Lula vai estar, mas os sinais indicam para que não.
- Federalização da Copasa e Cemig: Qual o impacto da mudança para as empresas? Saiba o que fazer com as ações no Giro do Mercado desta quinta-feira (23), é só clicar aqui:
Farpas entre Lula e Milei
Durante sua campanha eleitoral, Milei teceu críticas a Lula, se referindo a ele como “comunista raivoso” e “corrupto”. Além disso, afirmou que não pretendia se reunir com o líder brasileiro ao longo de seu mandato.
No domingo, após vitória nas eleições, Lula fez um post no X (ex-Twitter), o parabenizando, no entanto, sem mencionar o nome de Javier Milei.
“Democracia é a voz do povo e sempre precisa ser respeitada”, disse Lula, pelas redes sociais, no domingo. Mas na segunda-feira, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, disse que Milei deveria ligar para Lula e se desculpar por ofensas.
A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.
Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A…
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2023