Milei promete volta da Argentina entre as potências mundiais; ‘Viva a liberdade, c***”
O presidente eleito Javier Milei fez o seu primeiro discurso após a confirmação de vitória das eleições para presidente da Argentina. Ele conquistou 55,69% dos votos, ante os 44,30% do seu adversário peronista Sergio Massa, com 99,21% dos votos apurados.
Durante sua fala, Milei agradeceu seus eleitores, sua família e a equipe. “Hoje, começa a reconstrução da Argentina. Hoje, é uma noite histórica para a Argentina. Quero dizer a todos os argentino que hoje começa o fim da decadência argentina”, disse.
Ele afirmou que o seu governo vai abraçar as ideias liberais para combater a inflação, desemprego e pobreza no país latino.
Ao contrário do seu discurso inflamado ao longo da sua campanha eleitoral, Milei buscou um discurso mais calmo e reforçando o seu compromisso é com a democracia, comercio livre e paz.
- QUEM INVESTE EM PREVIDÊNCIA PODE RECEBER UM PIX DA RECEITA FEDERAL? Fundo pode ser uma boa oportunidade para quem quer pagar menos IR e até aumentar sua restituição; confira no Giro do Mercado clicando aqui:
Além disso, ele convidou seus adversários e pessoas que pensam diferente a fazerem parte da “reconstrução” do país. “Todos que querem fazer essa nova Argentina são bem-vindos. Isso é o que fará a gente colocar a Argentina de pé”, afirmou durante o pronunciamento.
Milei aproveitou para falar mais de uma vez que a Argentina voltará a ser uma potência mundial — algo que nunca aconteceu, seja política, econômica ou militarmente.
“A situação da Argentina é crítica, as mudanças que o país precisa são drásticas […] Não vamos inventar nada, vamos fazer as coisas que a história mostrou que funciona”, disse. “Hoje, voltamos a abraçar o modelo da liberdade para voltar a ser uma potência mundial”, completou.
O presidente eleito também evitou temas polêmicos de sua campanha, com a dolarização da Argentina e o fechamento do Banco Central. No entanto, não deixou sua marca de lado. Milei terminou o seu discurso com um palavrão: “Viva a liberdade, c***o“.
O mandato de Milei começa no dia 10 de dezembro.