Milei oficializa plano de privatizar a YPF, a “Petrobras argentina”, os Correios e mais 39 estatais; veja lista completa
O novo presidente da Argentina, Javier Milei, oficializou, nesta quarta-feira (27), os planos para privatizar algumas das mais emblemáticas estatais do país, como a petrolífera YPF, a “Petrobras argentina”, os Correios e a Aerolíneas Argentinas. No total, 41 estatais foram listadas para possível privatização.
Segundo o site Infobae, a relação de estatais privatizáveis consta em um anexo ao megaprojeto de lei encaminhado hoje ao Congresso argentino, contendo as mais de 300 medidas anunciadas na semana passada, cujo objetivo é reformar profundamente a economia e o Estado.
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Com certeza, das empresas listadas, a que mais interessa aos investidores privados é a YPF, que conta com 51% de participação do governo argentino, e os 49% negociados nas bolsas de Nova York e de Buenos Aires. Seu valor de mercado atual é de cerca de US$ 8 bilhões.
Assim como a Petrobras (PETR4) é a maior empresa brasileira, a YPF é a maior companhia argentina, com receita de US$ 17,8 bilhões no acumulado de 12 meses até setembro. Com uma produção diária de 520 mil barris de óleo equivalentes (boe), as finanças da YPF refletem a ruína do país nos últimos anos.
Com um ebitda ajustado de US$ 926 milhões no terceiro trimestre (3T23), a companhia registrou prejuízo líquido de US$ 137 milhões. Para piorar, o Capex de US$ 1,5 bilhão é 36% maior que o do mesmo período do ano passado, acarretando queima de caixa – tudo temperado por um crescente endividamento.
A YPF encerrou setembro com uma dívida líquida de US$ 6,7 bilhões, representando um crescimento de US$ 1 bilhão no intervalo de 12 meses.
Privatização argentina: Lista de Milei vai muito além da YPF
Embora a YPF seja a mais vistosa das estatais que Milei pretende vender, outras empresas também devem chamar a atenção, como a companhia de saneamento AySA, que atende quase 15 milhões de argentinos em 26 localidades, além da Grande Buenos Aires.
Na relação, estão ainda o Banco de La Nación Argentina, maior instituição financeira do país, a Casa da Moeda, diversas ferrovias etc.
Segundo o Infobae, no texto que acompanha a lista, Milei justificou a intenção de privatizar as estatais com o argumento de que isso atenderia “a necessidade de concentrar a atividade do Estado em suas funções essenciais”.
O presidente acrescentou que o objetivo da reforma do Estado proposta é “gerar maior competência e eficiência econômica, reduzir a carga fiscal, melhorar a qualidade dos serviços, promover os investimentos privados e profissionalizar a gestão das empresas”.
As chances de privatização, contudo, variam para cada empresa. O motivo é que, na legislação argentina, há a figura jurídica de “Sociedade del Estado”, que rege a constituição de empresas estatais. Para privatizá-las, é necessário transformá-las em “sociedades anônimas”.
Algumas, como a YPF, os Correios, a Aerolíneas Argentinas e o Banco de La Nación, já se enquadram nesse requisito, o que, segundo a imprensa local, pode facilitar o processo. A venda das demais deve andar mais devagar.
Veja a lista completa das 41 estatais argentinas que Javier Milei quer privatizar:
Empresa | Área de atuação |
---|---|
Administración de Infraestructuras Ferroviarias | Ferrovias |
Administración General de Puertos | Portos |
Aerolíneas Argentinas | Aviação |
Arsat Empresa Argentina de Soluciones Satelitales | Telecomunicações |
AySa Agua y Saneamiento | Saneamento |
Banco de Inversión y Comercio Exterior | Financeiro |
Banco Nación de la Argentina | Financeiro |
Belgrano Cargas y Logística | Logística |
Casa de la Moneda | Financeiro |
Construcción de Viviendas para la Armada Argentina | Habitação |
Contenidos Públicos | Emissa de TV |
Corredores Viales | Rodovias |
Correo Oficial de la República Argentina | Correios |
Desarrollo del Capital Humano Ferroviario | Ferrovias |
Dioxitex | Material radiotivo |
Educ.ar | Educação |
Empresa Argentina de Navegación Aérea | Tráfego aéreo |
Energía Argentina | Energia |
Fabricaciones Militares S.E. | Material bélico |
FAdeA Fábrica Argentina de Aviones “Brig. San Martín” S.A. | Aviação |
Ferrocarriles Argentinos | Ferrovias |
INTeA Innovaciones Tecnológicas Agropecuarias | Agronegócio |
Intercargo | Transporte |
Nación Bursátil | Bolsa de valores |
Nación Reaseguros | Resseguros |
Nación Seguros de Retiro | Previdência |
Nación Servicios | Meios de pagamentos e benefícios |
Nucleoeléctrica Argentina | Energia |
Operadora Ferroviaria | Ferrovias |
Pellegrini Fondos Comunes de Inversión | Financeiro |
Playas Ferroviarias de Buenos Aires | Ferrovias |
Polo Tecnológico Constituyentes S.A. | Parque tecnológico |
Radio de la Universidad Nacional del Litoral | Rádio |
Radio y Televisión Argentina | Rádio |
Servicio de Radio y Televisión de la Universidad de Córdoba | Rádio e TV |
Tandanor Talleres Navales Dársena Norte | Estaleiro |
Télam | Agência de notícias |
VENG Vehículo Espacial Nueva Generación | Aeroespacial |
Yacimientos Carboníferos Fiscales | Carvão mineral |
Yacimientos Mineros de Agua de Dionisio (YMAD) | Mineração |
YPF | Petróleo |
(Fonte: Infobae)