Microsoft (MSFT34) lança plataforma de desenvolvimento de games em nuvem; saiba mais
A Microsoft (MSFT; MSFT34) anunciou nesta quarta-feira (23) o lançamento do Azure Game Development Virtual Machine durante a sua Conferência Anual de Desenvolvedores de Jogos, na cidade de São Francisco, nos EUA.
A plataforma utiliza a tecnologia de nuvem e permite o desenvolvimento de jogos que podem ser configurados em minutos.
O novo produto da Microsoft foi criado em parceria com as empresas Unreal Engine, Perforce Helix Core, Parsec, Incredibuild e Blender.
A novidade está na praticidade que os desenvolvedores passam a ter para programar novos games a partir de uma estação de trabalho pré-montada e que pode ser personalizada de acordo com o andamento de seus projetos.
O Azure, serviço de computação em nuvem da Microsoft, já era utilizado anteriormente por equipes multiprofissionais da área de tecnologia – o que inclui desenvolvedores de jogos eletrônicos.
Agora, com o lançamento de sua nova plataforma, equipes especializadas nesse segmento poderão trabalhar em conjunto (mesmo que remotamente) com todos os recursos necessários de forma acessível.
“Estúdios de jogos em todo o mundo estão procurando se adaptar ao novo modelo de trabalho necessário para suportar a complexidade das equipes remotas e distribuídas, incluindo nós mesmos”, afirmou a Microsoft em seu comunicado de lançamento.
Além da integração de equipes remotas, o Azure Game Development Virtual Machine também é uma solução para a grande necessidade de processamento exigida pelos computadores durante o desenvolvimento de novas aplicações.
Outros benefícios citados foram o acesso em escala global, gerenciamento de ativos, construções digitais mais rápidas, colaborações mais profundas e a possibilidade da realização de testes de maneira mais eficiente.
“A Microsoft está ciente destes desafios para a comunidade de criação de jogos, bem como do esforço tributário que tal tarefa implica. Vemos até mesmo nossos próprios estúdios de jogos acelerarem a adoção do Azure para permitir a criação de um canal de desenvolvimento mais colaborativo e eficiente”, diz um trecho do comunicado.