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Microsoft aumenta busca por jogos chineses na corrida contra Sony

25 out 2022, 15:10 - atualizado em 25 out 2022, 15:10
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A Microsoft está montando uma equipe para explorar jogos chineses, disseram duas fontes do setor (Imagem: ClearCutLtd/Pixabay)

A Microsoft está estocando conteúdo de videogame chinês para emular o sucesso da Sony com “Genshin Impact”, disseram fontes, mostrando a transição da China como região só de jogadores para um centro de desenvolvedores de sucesso.

A gigante norte-americana e a vanguarda tecnológica do Japão há anos oferecem muito dinheiro a pequenos desenvolvedores para nutrir programas e títulos de licença, mas o impacto do “Genshin Impact” acrescentou um senso de urgência, disseram fontes.

O jogo de RPG de ação do estúdio miHoYo, em Xangai, gerou bilhões de dólares desde seu lançamento há dois anos e elevou o padrão em jogos multi-jogador e multiplataforma – do tipo que fontes disseram que a Microsoft e a Sony procuram na China para seus serviços de assinatura do Game Pass e PlayStation Plus.

A Microsoft está montando uma equipe para explorar jogos chineses, disseram duas fontes do setor. A fabricante do Xbox preencheu principalmente sua lista de assinaturas com títulos de grandes marcas, mas agora está cortejando até estúdios independentes com grandes ofertas, disseram eles.

Ao mesmo tempo, a Microsoft está expandindo seu serviço de assinatura para computadores pessoais e dispositivos portáteis, com apelo de desenvolvedores chineses, como miHoYo, que criaram reputação de compatibilidade multi-player e multiplataforma.

Um executivo, cujo estúdio assinou acordo de licenciamento com a Microsoft há três anos para apresentar seu jogo no Game Pass, disse que a gigante recentemente ofereceu um acordo de licenciamento muito maior para uma sequência.

“Ainda não estamos assinando porque achamos que quando completarmos totalmente nosso jogo, ele receberá uma oferta ainda melhor”, disse o executivo.

A Microsoft pagou 2,5 milhões de dólares para apresentar o jogo de ação “ARK: Survival Evolved” no Game Pass e 2,3 milhões de dólares para a sequência ARK 2 – ambos do desenvolvedor americano Studio Wildcard, da chinesa Snail Games.

Um executivo de outra desenvolvedora, a Recreate Games em Xangai, disse que sua empresa assinou um acordo com a Microsoft no ano passado para que seu próximo título multijogador “Party Animals” seja lançado exclusivamente no Xbox.

“O Xbox entrou em contato com muitos projetos na China, que se concentram principalmente no desenvolvimento de jogos para console e PC”, disse o executivo-chefe Luo Zixiong.

A Microsoft foi mais lenta na China do que a Sony. A empresa japonesa lançou o programa de aceleração de jogos “China Hero Project” em 2017, para ajudar desenvolvedores chineses a publicar jogos para PlayStation e apoiou 17 títulos dos quais sete chegaram ao mercado.

“Estivemos quietos nos últimos dois anos. Mas o programa ainda está rolando”, disse Kuangyi Zhou, ex-gerente do China Hero Project em abril. “Não há dúvida de que um novo lote virá.”

“O Xbox entrou em contato com muitos projetos na China, que se concentram principalmente no desenvolvimento de jogos para console e PC”, disse o executivo-chefe Luo Zixiong (Imagem: Pixabay/QuentinLeGohic)

Em 2019, a Sony fez parceria com o miHoYo, um estúdio pouco conhecido que estava desenvolvendo o “Genshin Impact”. O jogo – um sucesso global lançado um ano depois – está disponível para computadores pessoais e dispositivos portáteis, mas a versão para console é exclusiva do PlayStation.

A Microsoft lamentou ter perdido o “Genshin Impact”, disseram duas fontes a par do assunto. A empresa conversou com a miHoYo no início do desenvolvimento do jogo, mas não chegou a um acordo. A experiência é a força motriz por trás da busca mais ativa da Microsoft por desenvolvedores chineses.

Não há dados públicos sobre a receita do console do “Genshin Impact”, mas os dados da Sensor Tower colocam o valor em 3 bilhões de dólares para dispositivos móveis em maio.

Os executivos de jogos agora apontam o “Genshin Impact” como marco da indústria global, elogiando seu valor de produção e transição perfeita entre plataformas. A Apple até usou o jogo para demonstrar o poder de seus dispositivos premium, incluindo o novo iPad Air equipado com seu chip M1.

Outro marco foi o “Naraka: Bladepoint” de 2021 da NetEase, segunda maior empresa de jogos da China. Enquanto a maioria dos títulos chineses são gratuitos para jogar e lucram com as vendas no jogo, “Naraka: Bladepoint” vendeu mais de 10 milhões de cópias, apesar de seu preço de 20 dólares, refletindo a confiança em seu valor de produção.