Microfranquias crescem 8% em 2018 e são a aposta do setor, aponta ABF
As microfranquias, modelos de negócio com valores de investimento inicial de até R$ 90 mil, registraram um crescimento de 8% em 2018, mostra um balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgado nesta quarta-feira (27). De 545 marcas em 2017, o número subiu para 589.
“Mesmo com um panorama econômico desfavorável, as microfranquias se mantiveram como uma opção interessante para empreender”, afirma Adriana Auriemo, diretora de relacionamento, microfranquias e novos formatos da ABF. “Do lado das franqueadoras, este modelo passou a ser uma estratégia para atrair candidatos com menos recursos e chegar a novos mercados e pontos comerciais”.
6 passos para aprender a investir
Segundo Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da associação, o crescimento das franquias vem por conta das próprias marcas atuantes no mercado, que passaram a desenvolver duas modalidades de negócios, as chamadas “redes mistas”.
Os três segmentos com maior número de redes de microfranquias puras são: Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 96 marcas; Comunicação, Informática e Eletrônicos, com 87; e Serviços Educacionais, com 83.
Quanto às microfranquias mistas, o destaque vai para os segmentos Alimentação, com investimento em quiosques e carrinhos, e Serviços Educacionais, com investimentos direcionados a plataformas de ensino a distância e em domicílio.
A proporção, de acordo com o que os dados revelam, é que o número de redes mistas cresça e o de redes puras diminua. Em 2018, as mistas subiram de 75 marcas para 166, representando 28% do total, enquanto as puras retraíram de 470 para 423, com 72% do total.