BusinessTimes

Micro e pequenas empresas representam 82% do total de empregos gerados nos últimos nove meses

25 out 2018, 18:15 - atualizado em 25 out 2018, 18:16

Emprego

O levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelou que 85,8 mil postos de trabalho foram abertos em setembro, 37% a mais frente ao mesmo período do ano passado. Com isso, os pequenos negócios somam 82% (575 mil postos) das 704 mil novas vagas com carteira assinada nos últimos nove meses.

O aumento das vagas de trabalho nas micro e pequenas empresas superou o das empresas de médio e grande porte e e a Administração Pública, que geraram, respectivamente, 50,5 mil e 954 postos. Do total de empregos criados durante o mês de setembro no país, os pequenos negócios correspondem a 63%, sendo, portanto, maioria.

Os 575 mil empregos que as micro e pequenas empresas geraram entre janeiro e setembro de 2018 chega a ser quase cinco vezes maior que os números de postos criados pelas médias e grandes empresas. Os setores com maior destaque no mês de setembro foram o de serviços, com 46,6 mil postos apresentados, de comércio, gerando 24,3 mil empregos, e da Indústria de Transformação, produzindo 11,9 mil.

No acumulado até o mês anterior, as micro e pequenas empresas de serviços também lideram, gerando 339,5 mil vagas de trabalho, 59% do total de empregos voltados aos pequenos negócios. A Construção Civil chegou a criar 94,1 mil postos, e a expectativa para 45% dos empresários do setor, de acordo com a Sondagem Conjuntural da Sebrae, é de que a situação melhore nos próximos 12 meses.

“É inegável a força dos pequenos negócios para a geração de empregos no Brasil”, afirma Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae. “As pesquisas só confirmam, mês após mês, que o empresário de micro e pequena empresa deve ser prioridade das políticas públicas, porque somente por meio do fortalecimento do empreendedorismo o país terá chance de voltar a crescer”.

São Paulo está em primeiro lugar na geração de empregos por parte de micro e pequenas empresas. Foram criados 21,4 mil postos de trabalho em setembro. Na comparação entre regiões, o Sudeste lidera com 32,9 mil novas vagas, seguido pelo Nordeste, com 20,1 mil.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar