Política

Michelle Bolsonaro sugere ‘CPI dos Móveis da Alvorada’ e ironiza Janja; entenda

17 abr 2023, 11:31 - atualizado em 17 abr 2023, 11:31
Palácio da Alvorada
Michelle Bolsonaro respondeu questionamento sobre paradeiro dos móveis do Palácio da Alvorada (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, afirmou, por meio de stories em seu Instagram, que parte dos móveis que estavam no Palácio da Alvorada durante o mandato de Jair Bolsonaro eram seus.

A resposta veio após Michelle abrir uma caixa de perguntas, em que recebeu o questionamento sobre onde estão os móveis do Palácio. Em janeiro, após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, a atual primeira-dama, Rosângela da Silva —conhecida como Janja -, mostrou a residência e apontou má-conservação do espaço, bem como sumiço de móveis.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Michelle respondeu que estes móveis estariam no depósito da Alvorada ou no da Presidência. “Existe esse depósito com várias mesas, cadeiras, sofás, quadros, que você pode fazer esse rodízio”, disse.

Ainda, afirmou que quando foi apresentada à residência presencial, por Marcela Temer, foi informada da possibilidade de levar os próprios móveis.

Sendo assim, explicou que realizou uma mudança e levou os móveis de sua própria casa no Rio de Janeiro para o Palácio.

“Então que fique bem claro que os móveis que saíram do quarto e da sala, eram os móveis da minha casa no Rio de Janeiro […] e eu tenho como provar”, afirmou.

Michelle Bolsonaro sugere CPI dos Móveis da Alvorada

No início deste ano, a curadoria das residências oficiais identificou 261 móveis desaparecidos. Destes, 83 ainda não foram localizados, conforme informado pela Presidência da República.

Janja gravou vídeo mostrando a situação do Palácio, que tinha infiltrações, janelas quebradas, além dos móveis desaparecidos.

Neste cenário, a mudança de Lula e Janja foi adiada e ocorreu apenas em fevereiro. Ainda, o estado do Palácio do Planalto foi apontado foi apresentado como justificativa para as compras pelo novo governo ao local.

“A ausência de móveis e o péssimo estado de manutenção encontrado na mobília do Alvorada exigiram a aquisição de alguns itens. Os móveis adquiridos agora integram o patrimônio da União e serão utilizados pelos futuros chefes de Estado que lá residirem”, afirmou a Secretária de Comunicação (Secom) por meio de nota.

Foram gastos R$ 196.770 em seis móveis, dentre elas, uma cama que custou R$ 42.230.

Em sua resposta, Michelle Bolsonaro destacou que dormiu na cama presente na Alvorada, assim como outros presidentes fizeram.

“Existe um setor chamado ‘setor de patrimônio’ que fiscaliza e que cuida de todos os móveis do Palácio da Alvorada, não é dessa forma, não é assim como eles [Lula e Janja] estão colocando, os móveis estão lá, só que infelizmente os que pregam a humildade e a simplicidade não querem viver no simples, zombando e brincando com o dinheiro dos contribuintes”.

Michelle Bolsonaro destacou ainda que em quatro anos no Palácio da Alvorada, ela e Jair Bolsonaro não fizeram nenhuma “licitação de enxoval”, e destacou que não haviam lençóis e toalhas decentes, e que os levou de sua própria casa, por entender o momento que estava sendo vivido.

“Agora eu sugiro a CPI dos móveis da Alvorada”, finalizou.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar