MGLU3, VIIA3 e AMER3 nas maiores baixas do Ibovespa nesta sexta; o que explica a queda?
O Ibovespa (IBOV) voltou a cair nesta sexta-feira (18) com as pressões políticas. O recuo de 0,75% do índice no pregão, a 108.870,17 pontos, reflete o temor do mercado em relação ao futuro da situação fiscal do país após a apresentação da PEC da Transição.
Ainda, crescem os rumores de que Fernando Haddad será o nome escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o Ministério da Fazenda a partir de 2023.
O ex-prefeito de São Paulo esteve no Egito junto a Lula para participar da COP27. Sua proximidade com o presidente eleito durante os dias em que estiveram na conferência aumentou a percepção de que ele será escolhido para assumir a pasta da Economia.
Varejo cai em bloco
O varejo dominou as maiores quedas do Ibovespa nesta sexta. Das cinco ações que mais caíram na sessão, quatro representam o setor.
O Magazine Luiza (MGLU3) tombou 5,41%, enquanto a Americanas (AMER3) recuou 4,86%. A Via (VIIA3), por sua vez, derreteu 8,30%, cotada a R$ 2,21.
Os papéis da Petz (PETZ3) não escaparam da pressão baixista, tendo recuado 4,53%.
A queda generalizada das ações varejistas pode ser explicada pelo avanço das curvas de juros, destaca Cassiano Konig, assessor de investimentos e sócio da GT Capital.
“Uma fala do presidente do Banco Central sobre a necessidade de aguardar o texto final da PEC [da Transição] para definir o que fazer com a Selic colabora para o pessimismo”, afirma.
Konig se refere à participação de Roberto Campos Neto em um evento promovido pela Bloomberg nesta sexta. Campos Neto afirmou que a PEC da Transição vai provocar um aumento do déficit público e da dívida do governo e ressaltou que a situação fiscal, a depender da forma como se desdobrará, pode interferir nos cenários avaliados pelo BC para definir sua situação.
Na ponta positiva, as ações da São Martinho (SMTO3) saltaram mais de 10%. Raízen (RAIZ4) também subiu, fechando o dia com ganhos acima de 4%.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!