MGLU3 ou VIIA3: Vale a pena comprar a companhia mais forte do e-commerce no 1T23?
A Via (VIIA3) teve o resultado mais forte do e-commerce no primeiro trimestre de 2023. Em contrapartida, o Magazine Luiza (MGLU3) apresentou os dados mais fracos do segmento no período, segundo a Genial Investimentos.
Para Iago Souza e a equipe de analistas da corretora, quatro fatores influenciaram nos resultados das empresas no período. São eles:
- a performance positiva de lojas físicas;
- o aumento de rentabilidade no canal de marketplace;
- o impacto do DIFAL (Diferencial de Alíquota ICMS); e
- a alavancagem financeira
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Os analistas da Genial pontuam que a dinâmica de lojas físicas e marketplace foi “unânime” para Magazine Luiza e Via nos primeiros três meses do ano, com ambas as companhias apresentando um crescimento real desses canais na comparação anual.
No canal físico, por outro lado, a VIIA3 performou acima da sua concorrente. A varejista teve impacto positivo tanto por uma contribuição de um maior SSS (Vendas nas Mesmas Lojas) de 9%, quanto da contribuição de abertura líquida nos últimos 12 meses, depois de abrir 16 lojas entre o 1T22 e o 1T23.
Além disso, enquanto o Magazine Luiza sente uma pressão negativa na margem bruta, a 27,3%, a concorrente consegue sustentar uma rentabilidade acima de 32,0%, levantam os analistas.
“Esse intervalo de rentabilidade é levado para a margem operacional e, novamente, a Via é o destaque positivo, com 10,3% de margem EBITDA ajustado, bem acima do apresentado pelo MGLU3”, explicam.
Apesar disso, a Genial reiterou sua recomendação de “manter” os ativos das duas companhias, sem indicação de compra para nenhuma.
Enquanto o preço-alvo para as ações da Via (VIIA3) são de R$ 3, e para o Magazine Luiza (MGLU3) o preço-alvo é R$ 5.