Comprar ou vender?

MGLU3, AMER3 ou VIIA3: Qual a varejista mais segura para comprar agora?

20 nov 2022, 13:00 - atualizado em 18 nov 2022, 1:27
Ações de varejo
(Imagem: Shutterstock)

O varejo de e-commerce entregou resultados fracos no terceiro trimestre, porém os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) carregam menos risco do que Via (VIIA3) e Americanas (AMER3), diz a Guide Investimentos em comentário.

Os analistas lembram que como principal detrator nos resultados, houve avanço considerável da linha de despesas financeiras, o que por sua vez consumiu o lucro das companhias, levando-as a reportar prejuízos nos balanços.

Porém, o Magalu conseguiu ampliar seus patamares de margem bruta e Ebitda, que mede o resultado operacional, mostrando-se o player com melhor estratégia e execução dentro do trimestre.

Americanas e Via, por sua vez, apresentaram recuo nas vendas, com as vendas online representando o principal fator negativo para essa perda de share.

Outro fator em comum para Via e Americanas é o elevado endividamento que penaliza as despesas financeiras das companhias.

“Com isso, é importante avaliar o quanto essas companhias conseguem gerar de caixa operacional, e nesse quesito somente a Magazine Luiza teve uma marca positiva, o que leva a um cenário bastante negativo para Americanas e Via, uma vez que “a conta não fecha” e as empresas eventualmente precisariam se financiar via (ainda mais) dívida ou com novas ofertas de ações, uma vez que o operacional passa por um momento mais delicado”, completa.

Com essa conjuntura, a Guide mantém uma visão mais cautelosa para o setor dado o momento ainda complicado em termos de operação e com as taxas de juros ainda elevada.

Melhor resultado para Magazine Luiza

A Guide não é a única a apontar isso. Apesar dos números negativos, ElevenGenial e TradeMap pontuam que a companhia de Luiza Trajano foi quem se saiu melhor — ou “menos pior” — no período.

O Magalu teve uma importante recomposição de margens devido ao ganho de escala do digital e melhor performance de lojas físicas. Mesmo diante de um cenário desafiador para o e-commerce no Brasil — que caiu 10,5% no trimestre —, a empresa apresentou melhores perspectivas quando comparada a outros players do setor.

Além disso, em meio a um cenário altamente competitivo, o varejista também conseguiu ampliar sua rentabilidade.

O Magazine Luiza entregou um melhor desempenho operacional entre julho e setembro, mas foi ofuscado pelo resultado financeiro — que sofreu com o alto endividamento e com a Selic em 13,75% ao ano, elevando as despesas com pagamentos de juros.

A Eleven indica compra de MGLU3, com preço-alvo em R$ 6. Já VIIA3 e AMER3 têm recomendação neutra para a corretora, com alvos em R$ 4 e R$ 23, respectivamente.,

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar