Moedas

México rejeita ideia de moeda comum na América Latina

25 jan 2023, 12:42 - atualizado em 25 jan 2023, 12:42
Andrés Manuel López Obrador
Presidente mexicano disse que pretende continuar usando o dólar em transações comerciais (Imagem: Presidência do México/Divulgação via REUTERS)

Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, disse nesta terça-feira (24) que seu país não pretende aderir a ideia de proposta e criação de uma moeda comum entre os países da América-Latina para transações comerciais. A sugestão foi feita por Luiz Inácio Lula da Silva em encontro com o presidente argentino durante evento da Celac que acontece esta semana.

“Não estaríamos de acordo. Nós temos muitas razões para continuar mantendo o dólar como referência”, disse o chefe de Estado em entrevista a jornalistas.

López Obrador foi questionado sobre o anúncio feito por Brasil e Argentina na segunda (23) de que vão explorar a possibilidade de desenvolver um mecanismo de câmbio comercial em que seja utilizada uma “moeda comum” para, assim, reduzir a dependência do dólar.

Diferente da moeda única, a moeda comum seria utilizada para balancear as negociações comerciais entre os países do bloco americano sem sofrer interferência do dólar ou do euro. Brasil e Argentina, por exemplo, continuariam a utilizar o real e o peso como moedas oficiais.

O chefe do Executivo mexicano disse que desconhece os detalhes da iniciativa proposta após um encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Alberto Fernández.

Lula explicou que a meta é que os ministros de ambos os países façam propostas para que as transações comerciais entre as duas nações sejam feitas através de uma moeda comum.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar