Internacional

México quer evitar ida de trabalhadores para fazendas do Canadá

17 jun 2020, 14:45 - atualizado em 17 jun 2020, 14:45
Bandeira do México
Existe a preocupação com medidas de proteção inadequadas depois que dois trabalhadores morreram e centenas foram infectados por coronavírus em fazendas de Ontário (Imagem: Pixabay)

O México que evitar que trabalhadores migrantes viajem para o Canadá em meio à onda de surtos de coronavírus em fazendas, o que ameaça causar falta de mão de obra para a colheita de frutas e legumes canadenses.

Teremos uma “pausa temporária” de trabalhadores migrantes que viajam para o Canadá enquanto protocolos e situação sanitária são analisados, disse em e-mail na terça-feira Daniel Millan, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do México.

Existe a preocupação com medidas de proteção inadequadas depois que dois trabalhadores morreram e centenas foram infectados por coronavírus em fazendas de Ontário.

“Será um grande problema”, disse Joelle Faulkner, diretor-presidente da Area One Farms, empresa de gestão de ativos alternativos em Toronto.

“Mesmo lugares que têm mão de obra suficiente para a primavera podem não ter o suficiente para o outono.”

Surtos entre trabalhadores rurais foram registrados no Canadá e nos EUA, um risco para as colheitas justo quando os países entram no pico da temporada de verão.

O setor de frutas e legumes do Canadá depende especialmente dos trabalhadores migrantes, que geralmente vêm do México, Jamaica e Guatemala para plantar e colher. Mais de 60 mil trabalhadores desempenham várias tarefas, desde podar macieiras até plantar aspargos.

As interrupções de viagens durante a pandemia de coronavírus atrasaram a chegada de alguns migrantes às fazendas, e metade da safra de aspargos de Ontário não foi colhida devido à falta de mão de obra.

“Os consumidores verão isso ou na falta de produtos canadenses nas prateleiras ou no preço”, disse Rebecca Lee, diretora-executiva do Conselho Canadense de Horticultura.

Autoridades mexicanas disseram ao setor no Canadá que o país pretende impedir que trabalhadores viajem apenas para fazendas afetadas por surtos, disse Lee. É difícil estimar quantas dessas fazendas esperavam mais trabalhadores, afirmou.

Há pelo menos três grandes surtos em Ontário, com mais de 280 casos confirmados de Covid-19, de acordo com relatório da Aliança dos Trabalhadores Migrantes para Mudança.

Dois trabalhadores migrantes do México morreram de Covid-19 depois de trabalharem em fazendas em Windsor, Ontário, segundo o grupo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar