México diz que pode ajudar Venezuela com oferta de combustível
O presidente mexicano Andrés Manuel Lopez Obrador disse que estaria disposto a vender gasolina para a Venezuela como um gesto humanitário, apesar das sanções dos EUA contra o país.
“Se eles pedissem e fosse uma necessidade humanitária, faríamos”, disse Lopez Obrador em resposta a pergunta, acrescentando que a Venezuela não pediu ajuda ao México no momento. “Ninguém tem o direito de oprimir os outros.”
A Venezuela enfrenta escassez de gasolina depois de anos de má gestão da produção e infraestrutura de refino. A venda de combustível para o país provavelmente resultaria em sanções pelo governo dos EUA, que impedem que outros países e empresas trabalhem com o governo de Nicolas Maduro.
A Venezuela recorreu recentemente ao Irã para ajudar a reparar refinarias e reabastecer os estoques de combustível à medida que a produção doméstica evaporava em meio às sanções.
Em resposta, o governo dos EUA está preparando sanções adicionais para até 50 navios-tanque de petróleo e combustível como parte de um esforço para interromper o comércio entre os dois países, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.
Enquanto o México é um grande exportador de petróleo, também depende de gasolina importada principalmente dos EUA para ajudar a atender seu consumo doméstico. As exportações de gasolina do país são insignificantes.