Internacional

México diz que manterá laços com Peru apesar de divergência diplomática

21 dez 2022, 13:48 - atualizado em 21 dez 2022, 13:48
Andrés Manuel López Obrador
López Obrador criticou novamente o novo governo peruano, questionando sua legitimidade, e mais uma vez criticou autoridades norte-americanas por se encontrarem com a nova presidente do Peru (Imagem: Presidência do México/Divulgação via REUTERS)

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quarta-feira que manterá laços diplomáticos com o Peru, um dia depois de o governo peruano anunciar que estava expulsando o embaixador mexicano do país devido à interferência do país em seus assuntos internos.

López Obrador apoiou repetidamente o líder peruano deposto Pedro Castillo, irritando o novo governo do Peru, e as autoridades mexicanas disseram que a família de Castillo tinha chegado ao México na quarta-feira para receber asilo político.

Um dia após o Peru ter declarado o embaixador mexicano Pablo Monroy persona non grata, López Obrador disse que o México não romperia as relações.

“Não vamos expulsar ninguém”, disse López Obrador a repórteres.

López Obrador criticou novamente o novo governo peruano, questionando sua legitimidade, e mais uma vez criticou autoridades norte-americanas por se encontrarem com a nova presidente do Peru.

López Obrador também disse que as “portas do México estão abertas” para Castillo, que atualmente está cumprindo 18 meses de prisão preventiva em Lima sob investigação por rebelião e conspiração.

reuters@moneytimes.com.br