Metaverso abre portas para o crescimento de agências de marketing; entenda
O metaverso está sendo constantemente discutido por conta da promessa de proporcionar experiências virtuais que vão se mesclar com a realidade, dessa forma, diversos projetos estão em andamento e empresas estão atentas às novidades.
Por se tratar de algo que está se consolidando, ainda está em desenvolvimento tudo o que o metaverso pode proporcionar, contudo, há uma expectativa de que sejam abertas portas para o crescimento de agências de marketing.
Afinal, o conceito de reuniões virtuais, marcas presentes no metaverso – como o Carrefour (CRFB3), que já comprou terreno –, novas experiências de trabalho, streaming, tecnologia e comunicação são pontos que se relacionam com a área de marketing.
Segundo Saulo Camelo, CEO da Camelo Digital, agência de marketing que está há mais de dez anos no mercado, “muitas empresas também se interessaram e estão investindo muito dinheiro no desenvolvimento de metaversos. Isso porque a inovação e as oportunidades que surgirão ao longo dos anos são incontáveis”.
Dessa forma, o esperado é que as tendências abram oportunidades para as agências, visto que grandes empresas e marcas de diferentes indústrias já estão presentes neste universo, sendo que outro exemplo é o Fortnite, que já contou com show ao vivo e virtual da cantora Ariana Grande.
Oportunidades para agências de marketing
Além das oportunidades de trabalhar com as marcas e empresas dentro deste universo, com estratégias que precisarão ser pensadas também para o ambiente virtual, o trabalho remoto é uma outra oportunidade e tendência.
Com as possibilidades futuras do metaverso, será possível que profissionais da área atuem de diversas maneiras e de diferentes locais – virtuais ou físicos –, o que abre o leque de profissionais, bem como o alcance das agências.
De acordo com Rafael Beraldi, CMO da Camelo Digital, as agências de marketing vão possibilitar uma transformação da relação do mercado com seu respectivo público.
“Iremos levar a experiência do usuário final a um próximo nível e consequentemente crescer neste nicho”, afirma Beraldi. “Ao unir tecnologia com a possibilidade do trabalho remoto, as palavras ‘inovação’ e ‘rentabilidade’ não poderiam estar mais unidas”, completa.