Metalúrgicos da Gerdau em São José dos Campos entram em greve, diz sindicato
Os metalúrgicos da Gerdau (GGBR4), em São José dos Campos (SP), entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta sexta-feira, informou o sindicato local.
A paralisação foi aprovada por ampla maioria no 1º turno de trabalho da unidade, segundo a entidade. Os trabalhadores protestam por preservação do vale-alimentação e aumento real de salário.
Procurada, a Gerdau afirmou que “a negociação da data base é feita diretamente pelo sindicato patronal da categoria e que cumpre integralmente os acordos sindicais vigentes”. A companhia também afirmou que “o atendimento aos clientes segue normalizado”.
“Mesmo após cinco reuniões, a Gerdau ainda não avançou na proposta, fixada em apenas 2% de reajuste. O índice sequer cobre a inflação do período: 3,28%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)”, afirmou o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.
A entidade sindical promoveu no início desta semana breve paralisação na fábrica da Embraer em São José dos Campos, defendendo manutenção de acordos trabalhistas atuais e aumento real.
Um grupo de cerca de 30 policiais militares armados com escopetas e escudos foi chamado e disparou gás de pimenta contra grevistas, disse uma testemunha da Reuters.