Finanças Pessoais

Metade dos brasileiros contrata financiamento para comprar carros, aponta CNDL e SPC Brasil

18 jul 2019, 13:54 - atualizado em 18 jul 2019, 13:54
O percentual de carros financiados, quase 50%, supera o da casa própria, com 15% das intenções

Cinco em cada dez consumidores que entraram com pedido de financiamento no ano passado utilizaram o serviço para comprar carros, segundo mostra a pesquisa elaborada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O percentual supera o financiamento para adquirir a casa própria, com 15% das intenções.

Outras razões mencionadas pelos entrevistados para explicar a contratação do financiamento foram a aquisição de eletrônicos, também com 15% das respostas, e de eletrodomésticos, representando 14%.

A pesquisa ainda revelou que 45% dos consumidores pedem financiamento com o propósito de realizar um sonho de consumo, seguido por imprevistos e necessidades (28%) e auxílio a amigos ou familiares (16%).

“O financiamento pode ser um grande passo na vida de uma pessoa ou de uma família: É a chance de sair do aluguel, de adquirir bens de valor maior, para começar um negócio, enfim, as possibilidades são infinitas”, diz José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.

Orçamento

Oito em cada dez brasileiros que contrataram um financiamento nos últimos 12 meses disseram ter checado o orçamento antes de entrar com o recurso. Apesar disso, 10% não consultaram suas finanças antes de assinar o contrato.

“Contratar qualquer modalidade de crédito sem saber se as parcelas caberão no orçamento é um grande risco, pois estamos falando de um contrato de anos, geralmente”, explica Vignoli. Se o bem adquirido for um carro, por exemplo, não basta calcular apenas a prestação, mas também os novos custos que vão impactar o orçamento mensal, como combustível, seguro, IPVA etc”.

Quase 40% dos entrevistados que atrasaram o pagamento das parcelas de financiamento foram negativados pela inadimplência. Por outro lado, 76% dos entrevistados afirmaram estar com todas as prestações em dia, enquanto 14% apresentam pelo menos uma parcela em atraso.

Meios de financiamento

A grande maioria (89%) pôde escolher onde fazer o financiamento. Três em cada dez brasileiros optaram por contratar o serviço de financiamento de bancos de que já são clientes. 24% optaram por procurar menores taxas e juros.

Dente os 6% que não tiveram a oportunidade de escolher onde realizar o financiamento, a maioria (61%) buscou meios de obter o crédito por iniciativa própria.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 805 consumidores com 18 anos ou mais de 27 capitais. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar