Meta traz guru das entregas de comida nos EUA para seu Conselho de Administração
A Meta (FB; FBOK34), antigo Facebook, tem como novo membro do conselho de administração Tony Xu, cofundador e CEO da DoorDash (DASH;D2AS34), empresa norte-americana que opera uma plataforma online de pedidos e entrega de alimentos. Xu é a primeira adição ao conselho da empresa, desde o início de 2020, que recebe críticas por sua falta de independência.
À frente da DoorDash, Tony Xu traz em seu currículo a experiência como CEO de uma das empresas que mais crescem no Vale do Silício. Assim, ele acrescenta experiência executiva e renovação para um conselho intocado desde que a empresa se renomeou como Meta em outubro de 2021.
O executivo é também a primeira mudança no conselho desde a saída de Jeffrey Zients que decidiu pela não reeleição para o conselho da empresa em março de 2020. No lugar de Zients está hoje Robert Kimmitt, advogado e ex-vice-secretário do Departamento do Tesouro da administração de George W. Bush. Kimmitt é o principal diretor independente.
O executivo chinês Tony Xu tem inúmeras características em comum com Mark Zuckerberg, o criador de uma das mais conhecidas redes sociais do mundo como: a conta bilionária e o fato de terem começado seus impérios ainda na faculdade.
Tony, sendo um ano mais novo que Mark, torna-se conselheiro da Meta visando trazer mais independência e energia para um conselho ainda pouco ativo para os padrões do metaverso. O executivo do maior aplicativo de delivery dos Estados Unidos utiliza-se muito da observação da sua realidade para criar soluções para os seus clientes.
Quando criança Xu ajudou sua mãe, que imigrou para os EUA com ele ainda pequeno, em seu restaurante de comida chinesa. Essa experiência o auxilia hoje na DoorDash. Além disso, inovou ao estabelecer, com o aplicativo, forte presença nos subúrbios desatendidos pelos principais rivais, Uber Eats e GrubHub.
Embora a DoorDash continue a crescer apesar da reabertura de restaurantes, os lucros ainda são impactados pelos custos. Como alternativa, a empresa expandiu as ofertas para entregas mais lucrativas, como mantimentos e bebidas alcoólicas, em um esforço para aumentar o valor médio dos pedidos dos clientes durante a crise sanitária provocada pela pandemia do Coronavírus.