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Meta (FB) começará testes para venda de bens virtuais no metaverso, diz Zuckerberg

12 abr 2022, 14:03 - atualizado em 12 abr 2022, 14:03
Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg é o CEO de Meta, antigo Facebook (Imagem: Reuters/Charles Platiau)

Mark Zuckerberg, CEO do Meta (FB; FBOK34), antigo Facebook, quer facilitar a compra e venda de bens virtuais em Horizon Worlds, a plataforma de realidade virtual que faz parte dos planos da empresa para a criação de um metaverso.

Segundo a CNBC, Zuckerberg declarou em um vídeo publicado no blog de Meta que a companhia está realizando testes de novas ferramentas que permitirão aos criadores comprar e vender bens virtuais e experiências nos mundos virtuais desenvolvidos em Horizon.

“Estamos começando a testar [as ferramentas] com alguns criadores, e veremos o resultado, mas acredito que, com o tempo, poderemos testar cada vez mais”, disse o CEO do antigo Facebook.

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Meta, Horizon Worlds e realidade virtual

Anteriormente conhecido como Facebook Horizon, Horizon Worlds é uma plataforma de realidade virtual on-line e gratuita, que possibilita os usuários explorarem e criarem mundos virtuais.

“O metaverso — que, por natureza, não é limitado ao espaço físico — trará um novo nível de criatividade e novas oportunidades para a próxima geração de criadores e empresas”, disse Meta em seu blog.

De acordo com a CNBC, a empresa comandada por Zuckerberg irá pagar diretamente alguns criadores nos Estados Unidos por seus esforços para atrair mais usuários e gerar maior monetização em Horizon.

Segundo a publicação no blog do Meta, os bônus serão pagos aos criadores com base em programas de metas mensais. A companhia recompensará os criadores de mundos virtuais que consigam reter por mais tempo a atenção dos usuários.

Para Mark Zuckerberg, “a monetização dos criadores é realmente importante, porque todos precisam se sustentar e ter uma boa vida desenvolvendo essas experiências incríveis que as pessoas podem ter”.

Porém, Matt Navarra, consultor de redes sociais, avalia que “o metaverso elaborado que Meta deseja desenvolver está a muitos anos de ser criado”.

Alguns pontos que permanecem sem resposta, segundo Navarra, referem-se ao modo de uso e a quão popular o metaverso será.

“O Meta desenvolvendo ferramentas de monetização é uma iniciativa inteligente para ajudar a dar início à economia de criadores no metaverso”, disse ele à CNBC.

No entanto, Navarra ressaltou que o mundo virtual pode ainda não ser o foco dos criadores de conteúdo.

“Para muitos criadores, TikTok, Instagram e YouTube são o centro da economia de criadores. Elas são fontes de renda testadas e comprovadas. O metaverso ainda está começando a aparecer.”