Meta e Amazon vão capacitar 50 mil brasileiros em tecnologia até 2023; veja como participar
A Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, vai capacitar 50 mil brasileiros em tecnologias voltadas às áreas de nuvem, marketing digital e tecnologias para o metaverso até 2023.
A iniciativa é em conjunto com a Amazon Web Services (AWS), empresa da Amazon, e ocorre dentro de um novo programa chamado Portal Tech.
“O setor de tecnologia está enfrentando um desafio que chamamos de lacuna de talentos, que é o desequilíbrio entre a demanda por talentos qualificados para trabalhar no setor e a disponibilidade desses talentos. Em países como o Brasil, e quando falamos de competências em computação em nuvem, esse desequilíbrio é ainda mais acentuado”, diz a gerente de programas para treinamento massivo para a AWS na América Latina, Andrea Leal.
Quem pode participar
Voltado para jovens a partir de 18 anos e adultos, sem restrição de idade máxima, o programa terá como foco pessoas formadas em escolas públicas e priorizará a capacitação de mulheres, pessoas negras e pessoas da comunidade LGBTQIA+ nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pernambuco, Alagoas e Amazonas.
Segundo a Diretora de Relações Corporativas da Proz Educação, parceira da iniciativa, Lissa Collins, o perfil do estudante é gostar de lógica e tecnologia, ter cursado ensino médio em escola pública, e ter interesse em trabalhar no setor. Também serão observados critérios de gênero e raça, com prioridade para mulheres e pessoas negras.
Para alcançar os grupos sub-representados no setor de TI, que são alvo do programa, a campanha digital do Portal Tech irá utilizar ferramentas de geolocalização.
O programa
O programa terá duas fases, com a primeira delas iniciando em agosto. Ao todo, ele tem duração de quatro meses, com carga de quatro horas por dia de segunda a sexta, com aulas síncronas duas vezes por semana. As inscrições começam a partir de 1º de setembro, pelo Portal Tech, e o início das aulas está programado para outubro.
Na primeira fase, o objetivo é capacitar 25 mil pessoas em curso de fundamentos da nuvem AWS, oferecido gratuitamente pela empresa de treinamento parceira da AWS, Ka Solution.
Outras 25 mil pessoas terão acesso a cursos básicos gratuitos de realidade aumentada (Spark AR) e marketing digital na plataforma Blueprint da Meta.
A segunda fase será voltada a 2 mil estudantes moradores de 17 cidades – onde a escola profissional Proz tem unidades físicas ou parcerias locais para o uso de computadores – que tenham feito o treinamento inicial e demonstrem interesse em trabalhar com essas tecnologias.
As cidades onde a Proz Educação tem unidades ou parcerias são: Diadema, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Carapicuíba, Sacomã e Campo Limpo, em São Paulo; Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia, em Minas Gerais; Curitiba; Goiânia; Recife; Maceió e Manaus, Amazonas. Os estudantes que não tiverem computador em casa poderão usar os equipamentos da Proz ou das organizações parceiras.
Especializações
Os selecionados serão formados em Introdução à Programação em um curso on-line e presencial voltado a habilidades técnicas, como introdução à programação em Javascript, introdução a web services, Node JS e bancos de dados.
Além disso, 1 mil formandos em programação irão se especializar em computação em nuvem e participar de um curso preparatório para a prova de certificação AWS Cloud Practitioner.
Os outros 1 mil receberão treinamento avançado em marketing digital e tecnologias para o metaverso e farão curso preparatório para obtenção de certificações da plataforma do Meta Blueprint.
Metade dos classificados receberá gratuitamente as certificações, de acordo com a performance no curso, e todos receberão suporte na criação de seus currículos e preparação para entrevistas de emprego, assim como serão conectados a oportunidades de emprego em empresas clientes e parceiras da AWS e da Meta que tenham vagas em nuvem, tecnologias para o metaverso e marketing digital.
As certificações e o mercado
Os certificados da AWS são bem aceitos pelo mercado e tendem a aumentar a empregabilidade e os níveis salariais.
De acordo com pesquisa da Enterprise Strategy Group, que ouviu mais de 1 mil pessoas certificadas, 74% dos entrevistados relataram salários mais altos como resultado das certificações.
“Estamos falando de diversas possibilidades de cargos e salários em áreas de atuação distintas em tecnologia. Mas para dar uma dimensão de quão valorizados são os profissionais de TI, de acordo com um levantamento da Brasscom, o salário médio de um trabalhador da área de TI pode alcançar de duas a três vezes a média salarial no Brasil”, afirma a head de programas em políticas públicas da Meta para o Brasil, Carol Ferracini.
Entre para o grupo do Money Times no Telegram!
Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!