Internacional

Merkel defende empatia entre interesses soberanos para melhor progresso

23 jan 2019, 14:35 - atualizado em 23 jan 2019, 14:35

A chancelar alemã Angela Merkel está preocupada sobre a mudança nas negociações sobre as relações diplomáticas entre os países. A mandatária divulgou sua visão durante discurso em Davos nesta quarta-feira (23).

“Existe um novo approach que vemos no mundo hoje em dia, um approach que tem dúvidas em relação à validade do sistema internacional, eles falam “não deveríamos cuidar cuidar dos nossos interesses primeiro”, e depois disso desenvolver uma ordem que seja boa para todos”, disparou Merkel, em clara referência ao nacionalismo de Donald Trump, presidente dos EUA.

Durante discurso no trigésimo nono Fórum Econômico Mundial, a chanceler afirmou que “quando se trata de nossos interesses nacionais, acho que devemos sempre entendê-los de uma forma que nós sempre lembremos que outros também possuem seus interesses válidos”.

Para Merkel, a Alemanha enfrenta três grandes desafios no horizonte, aplicáveis a todo mundo: transição para a energia sustentável, criação de uma infraestrutura digital e melhor gerenciamento dos movimentos migratórios. “Meu quarto ponto é que nós só poderemos ter progresso se abandonarmos a forma que pensamos se fizermos sozinhos”, concluiu.