Economia

Mercosul decide reduzir Tarifa Externa Comum em 10%, diz Ministério da Economia

21 jul 2022, 11:10 - atualizado em 21 jul 2022, 14:57
Tarifa Externa Comum
Decisão foi tomada considerando as necessidades dos países membros (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O Mercosul decidiu reduzir em 10% as alíquotas da Tarifa Externa Comum (TEC) para a maior parte do universo tarifário, informou nesta quinta-feira o Ministério da Economia, em movimento feito por acordo entre os membros do bloco após o Brasil fazer cortes unilaterais nas tarifas.

O entendimento foi alcançado durante reunião do Conselho do Mercado Comum no Paraguai na quarta-feira. Foi a primeira revisão horizontal desde que a TEC foi estabelecida em 1995, segundo nota da pasta.

Alegando urgência por conta da pandemia e da alta da inflação, o governo brasileiro já havia feito dois cortes de 10% nas alíquotas correspondentes à TEC. As decisões foram tomadas de maneira unilateral, sem aval do bloco.

“O entendimento alcançado considera as diferentes necessidades dos países membros, demonstrando a capacidade do Mercosul de avançar com vocação construtiva em direção à atualização e à adaptação de sua estrutura tarifária às atuais condições do comércio regional e mundial”, disse a pasta após o acordo, ressaltando que os membros prosseguirão com trabalho de revisão da TEC.

Um dia após a decisão do bloco, o presidente Jair Bolsonaro argumentou nesta quinta-feira que o acordo terá efeito positivo sobre a inflação e está alinhado à atuação do governo brasileiro.

“O Brasil tem atuado para que o Mercosul tenha papel importante no enfrentamento dos atuais choques externos. Por isso defendemos a redução da tarifa externa comum, o que dará uma importante contribuição no combate à inflação”, afirmou Bolsonaro em participação por meio de um vídeo enviado para reunião de chefes de Estado do Mercosul.

(Atualizada às 14:57)

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar