Mercados respiram com novo recuo de Trump; Ibovespa sobe com Azul (AZUL4), Pão de Açúcar (PCAR3) e mais
Os mercados globais abriram a semana em tom positivo nesta segunda-feira (14), após novo recuo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No fim da semana passada, a Casa Branca suspendeu momentaneamente as tarifas para produtos eletrônicos como smartphones e computadores.
Segundo Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, as companhias de tecnologia têm um peso muito grande em índices como o S&P 500 e possuem a produção espalhada em diversos países. No entanto, o recuo temporário ainda é cercado de incertezas.
“A recuperação delas se dá pela notícia positiva que tivemos sexta (11), mas o mercado não esqueceu o que vimos no dia 2. Os recuos do governo americano ajudaram a amenizar as quedas, mas as bolsas americanas seguem em baixa. O mercado está desconfiado do que pode vir pela frente”, disse Hungria, em entrevista ao Giro do Mercado.
- E MAIS: Quais são as melhores ações para investir agora? O Money Times liberou as carteiras recomendadas de gigantes como o Safra, BTG, Empiricus e Itaú gratuitamente
Mercado brasileiro em alta
No cenário doméstico, o Ibovespa (IBOV) subia 0,85% por volta das 13h30 e segurava os 128 mil pontos, com destaque para Azul (AZUL4), Pão de Açúcar (PCAR3), IRB (IRBR3) e Embraer (EMBR3).
Empresas ligadas ao agronegócio, como SLC Agricola (SLCE3) e Rumo (RAIL3), também surfam em onda positiva nos últimos dias. O analista destaca que as empresas são bem avaliadas pela Empiricus, mas o movimento está diretamente ligado a melhores perspectivas para o agronegócio brasileiro.
“Os Estados Unidos e o Brasil rivalizam na oferta de grãos e boa parte do mercado americano para a China deve migrar para o Brasil com a tarifação. SLC é uma das maiores produtoras de grãos e a Rumo faz parte da cadeia de transporte, no escoamento para a exportação”, afirmou Hungria.
O especialista ainda comentou sobre a expectativa para a produção da Vale (VALE3) e a agenda semanal do mercado. Para acompanhar o programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.
- VEJA TAMBÉM: Saiba como acompanhar as principais novidades do agronegócio em 2025 com o Agro Times de forma gratuita aqui