Coluna da Ana Paula Debiazi

Mercados para ficar de olho em 2025

30 dez 2024, 10:00 - atualizado em 04 dez 2024, 12:44
mercados ações itaú ibovespa ibovespa eleições wall street morning times jackson hole fed juros petrobras santander payroll setores
Investidores, empreendedores e empresas que estiverem atentos as tendências poderão aproveitar ao máximo o crescimento desses mercados. (Imagem: Bigc Studio/ Canva Pro)

À medida que avançamos para 2025, o cenário global de negócios segue moldado por inovações tecnológicas rápidas, mudanças nos hábitos dos consumidores e novas regulamentações.

Essas transformações criam oportunidades em mercados emergentes e revitalizam setores tradicionais, atraindo investidores e empreendedores que buscam se antecipar às tendências e captar os retornos de um ambiente dinâmico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Espectadores do Giro podem ter acesso a relatórios do BTG e outros parceiros do Money Times; entenda

Veja os setores promissores para o ano que vem

A seguir, abordarei os setores mais promissores para acompanhar em 2025 com as suas principais oportunidades.

  • A Inteligência Artificial (IA) e a automação estão revolucionando setores e essa tendência deve se intensificar em 2025. A IA ganha tração em áreas como atendimento ao cliente, marketing, análise de dados e saúde, com aplicações que aumentam a eficiência e melhoram a experiência do consumidor. Já a automação, por meio de robótica e softwares avançados, promete otimizar operações industriais e logísticas, reduzindo custos operacionais.
  • O foco em sustentabilidade está redefinindo cadeias de valor e incentivando o surgimento da economia circular, onde os recursos são usados e reutilizados de maneira mais eficiente. Em 2025, produtos e soluções ecológicas ganharão mais visibilidade, com consumidores e empresas priorizando escolhas que minimizem o impacto ambiental. Empresas que operam com reciclagem, reutilização e gestão de resíduos devem ser o foco de atenção nos investimentos.
  • Com o envelhecimento da população global e o aumento das demandas por cuidados preventivos, o setor de saúde digital está em franca expansão. O mercado inclui desde a telemedicina até o monitoramento remoto de pacientes e terapias digitais. Espera-se que a demanda por soluções de saúde digital e bem-estar continue crescendo, atraindo empresas e investidores.
  • Apesar do hype do momento ter criado uma barreira para o investimento em metaverso, a transformação digital dos ambientes virtuais e a evolução do metaverso prometem criar novas formas de interação em 2025. O metaverso está expandindo suas aplicações para áreas como entretenimento, educação e até ambientes de trabalho. O desenvolvimento de tecnologias de Realidade Virtual (VR) e de Realidade Aumentada (AR) facilita essa transição, criando novos mercados para hardware e software imersivo.
  • Com o aumento das ameaças cibernéticas e a evolução das regulamentações de proteção de dados, a cibersegurança se torna um dos mercados mais críticos para acompanhar em 2025. A necessidade de proteger sistemas contra ataques e proteger dados pessoais está impulsionando a inovação no setor, criando demanda por soluções avançadas de segurança para empresas e governos.
  • A transição para fontes de energia renováveis, como solar e eólica, e o desenvolvimento de tecnologias de armazenamento de energia para garantir uma oferta estável são tendências em crescimento. Com os compromissos globais de reduzir as emissões de carbono, o mercado de energias renováveis é um dos mais promissores para 2025, tanto em países desenvolvidos quanto em economias emergentes.

Investidores, empreendedores e empresas que estiverem atentos as tendências poderão aproveitar ao máximo o crescimento desses mercados, impulsionando inovações que prometem transformar a sociedade nos próximos anos.

Lembre-se que este é apenas um panorama geral. O mercado é dinâmico e as oportunidades podem surgir em diversos outros setores. Portanto, é fundamental realizar uma análise aprofundada antes de investir em qualquer negócio.

Economista e CEO da Leonora Ventures. Graduada em Economia pela UFMS com pós-graduação em Administração de empresas pela FGV, Especialista em Controladoria e Finanças pela FGV e MBA em Gestão de Negócios pela USP. Ana acumula mais de 15 anos de experiência em cargos de gestão, passando por grandes empresas de diversos setores. A executiva aborda temas como: investimentos em startups, investimento em inovação aberta, logística, varejo, gestão, entre outros.
ana.debiazi@moneytimes.com.br
Economista e CEO da Leonora Ventures. Graduada em Economia pela UFMS com pós-graduação em Administração de empresas pela FGV, Especialista em Controladoria e Finanças pela FGV e MBA em Gestão de Negócios pela USP. Ana acumula mais de 15 anos de experiência em cargos de gestão, passando por grandes empresas de diversos setores. A executiva aborda temas como: investimentos em startups, investimento em inovação aberta, logística, varejo, gestão, entre outros.