Mercados

Mercados iniciam semana em queda com foco em EUA e China

12 maio 2019, 23:21 - atualizado em 12 maio 2019, 23:27
Investidores receosos diante da nebulosidade em torno da guerra comercial entre duas maiores economias do mundo

O índice Nikkei 225 inicia a semana em baixa de 0,44%, sendo cotado a 21.251,87 pontos. Na China, o índice Shangai Composite cai 0,94% – recuando para 3.050,10 pontos. O ASX 300 também opera em queda, de 0,38%. No mercado de câmbio, leve desvalorização de 0,14% do iene frente ao dólar. A moeda japonesa é negociada a 109,80. Petróleo e ouro estáveis.

Temores em relação a guerra comercial permanecem entre os investidores. “No momento, os mercados estão sendo relativamente sanguinários em interrompimentos nas negociações”, afirmou Eleanor Creagh, estrategista de mercado da Saxo Capital Markets, à Bloomberg Television.

Quer concorrer a R$ 300? Responda esta pesquisa sobre investimentos em 2 minutos

A estrategista ponderou que o mercado projeta 90% de probabilidade em postura mais dovish pelos bancos centrais ao redor do mundo e que investidores avaliam o quanto a inércia na política monetária poderá afetar expectativas futuras de crescimento.

Exclusivo: O segredo para ganhar com Petrobras em qualquer cenário

Larry Kudlow, conselheiro principal da Casa Branca, declarou que o representante do comércio Robert Lighthizer e o secretário do Tesouro Steven Mnuchin foram convidados para nova visita a Pequim, porém sem detalhes sobre quando ocorrerá. Kudlow também ressaltou a possibilidade de encontro em Donald Trump e Xi Jinping no G20 em Tóquio, no final de junho.

A China ressaltou que os EUA devem tomar responsabilidade por todos revezes futuros, pois tiveram a iniciativa de elevação das tarifas, de acordo com o periódico People’s Daily.