Perspectiva Semanal

Mercados iniciam primeira semana de março com sinais trocados aos investidores

05 mar 2023, 11:00 - atualizado em 05 mar 2023, 11:10
Mercados iniciaram o novo mês com dias agitados e não há nada que permita afirmar que a primeira semana cheia de março será calma (Imagem: pexels/ Montagem: Julia Shikota)

Os primeiros dias do novo mês foram para lá de agitados no mercado financeiro. A queda do PIB brasileiro na reta final de 2022 serviu de munição para um novo ataque ao Banco Central. O atual patamar da taxa Selic e Roberto Campos Neto voltaram a ser alvo. 

Ambos estão na mira do presidente Lula, de sua equipe econômica e da ala política do PT há algum tempo. Como se não bastasse, a discussão sobre os dividendos da Petrobras e o novo pedido de recuperação judicial da Oi também agitaram os ativos brasileiros nos últimos dias. 

Combinados, esses temas deixaram os mercados domésticos com sinais trocados. Esse fluxo negativo de notícias e declarações contaminou o humor dos investidores

Porém, também houve uma luz no fim do túnel. A vitória declarada de Fernando Haddad na questão dos combustíveis alimentou esperança em relação ao novo arcabouço fiscal.

Mercados se preparam para mais pressão

Há expectativa é de que o conjunto de regras fiscais do país seja conhecido antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), no fim deste mês. Mas até lá, a queda de braço entre governo e BC deve ter novas rodadas. 

Ao mesmo tempo, a política de preços da Petrobras deve ser alterada assim que o governo retomar o controle da estatal, em abril. E não é só. A distribuição de proventos aos acionistas passará a ser dividida, com metade do valor indo para investimentos

Já os mercados internacionais continuam se ajustando à perspectiva de juros mais altos por mais tempo. Enquanto nos Estados Unidos, a discussão sobre uma taxa terminal próximo a 6% começa a ganhar corpo, na zona do euro  já há consenso de juros de 4%.

Portanto, não dá para afirmar, de antemão, que a primeira semana cheia de março será mais calma. Afinal, isso tem sido algo raro nos últimos meses, tanto aqui quanto lá fora

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar