Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Mercados iniciam a semana em leve baixa, entre guerra comercial e alta do petróleo

Valter Outeiro da Silveira - 20/05/2019 - 0:10
Mercados iniciam no vermelho, avaliando resoluções comerciais; PIB do Japão surpreende no trimestre (Imagem: Pixabay)

Mercados asiáticos iniciam a semana em leve baixa, com variação negativa de 0,27% do índice Nikkei 500 e quedas de 0,29% do Shangai Composite e 0,11% do Hang Seng. Petróleo opera em alta, com o barril de Brent subindo 1,34%  -igualmente ao WTI, que avança 1,36%. Ouro e dólar praticamente estáveis, com valorização de 0,13% da divisa norte-americana frente ao iene e recuo de 0,08% do metal precioso.

Investidores permanecem atentos ao desenrolar das negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo, em meio a surpresa positiva do crescimento do Japão, com alta anualizada do PIB de 2,1% – acima da expectativa do mercado, que projetava inércia ou leve recuo no nível do produto.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

No mercado de câmbio, destaque para a alta de 0,68% do dólar australiano frente a moeda norte-americana, após a vitória de Scott Morrison para primeiro-ministro, da coalização Liberal Nacional.  O presidente do Brasil Jair Bolsonaro parabenizou Morrison pela vitória.

Resoluções em vista

“Agora, os níveis de posições detidas em dinheiro estão em níveis bastante elevados, e os investidores detém recursos para colocar de volta ao mercado”, avaliou Michael Metcalfe, global head de estratégia macroeconômica da State Street, em entrevista a Bloomberg Television em Hong Kong.

Para Metcalfe, a resolução na guerra comercial e a melhora dos dados econômicos, “como visto com o Japão, por exemplo”, segundo o estrategista, são condições pré-determinantes para a entrada de fluxo no mercado.

 

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 20/05/2019 - 0:27