Mercados iniciam a semana em leve baixa, entre guerra comercial e alta do petróleo
Mercados asiáticos iniciam a semana em leve baixa, com variação negativa de 0,27% do índice Nikkei 500 e quedas de 0,29% do Shangai Composite e 0,11% do Hang Seng. Petróleo opera em alta, com o barril de Brent subindo 1,34% -igualmente ao WTI, que avança 1,36%. Ouro e dólar praticamente estáveis, com valorização de 0,13% da divisa norte-americana frente ao iene e recuo de 0,08% do metal precioso.
Investidores permanecem atentos ao desenrolar das negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo, em meio a surpresa positiva do crescimento do Japão, com alta anualizada do PIB de 2,1% – acima da expectativa do mercado, que projetava inércia ou leve recuo no nível do produto.
No mercado de câmbio, destaque para a alta de 0,68% do dólar australiano frente a moeda norte-americana, após a vitória de Scott Morrison para primeiro-ministro, da coalização Liberal Nacional. O presidente do Brasil Jair Bolsonaro parabenizou Morrison pela vitória.
Resoluções em vista
“Agora, os níveis de posições detidas em dinheiro estão em níveis bastante elevados, e os investidores detém recursos para colocar de volta ao mercado”, avaliou Michael Metcalfe, global head de estratégia macroeconômica da State Street, em entrevista a Bloomberg Television em Hong Kong.
Para Metcalfe, a resolução na guerra comercial e a melhora dos dados econômicos, “como visto com o Japão, por exemplo”, segundo o estrategista, são condições pré-determinantes para a entrada de fluxo no mercado.