Mercados globais buscam rali de natal nesta segunda-feira (19), com exceção da China
Os mercados globais começam a engatar um rali de alta nesta semana do natal, com a maioria das bolsas de valores pelo mundo ensaiando recuperação nesta segunda-feira (19). A exceção à regra é o movimento na China.
Os índices futuros de ações em Nova York abriram em alta nesta manhã, após terem fechado a semana em Wall Street no vermelho.
O S&P 500 e o Nasdaq subiam mais de 0,3% antes da abertura do mercado. Enquanto isso, as bolsas de valores na Ásia foram contaminadas pelo viés negativo na China.
Os destaques na região foram Hong Kong (-0,50%) e Japão (-1,05%) e Xangai (-1,92%).
O minério de ferro, importante termômetro para a Vale (VALE3), fechou em queda de 2,55% na bolsa de commodities de Dalian na China, a 803 yuans a tonelada métrica, no contrato futuro que vence em maio de 2023.
Mercados globais no azul
O Ibovespa em dólar, representado pelo EWZ listado em Nova York, disparava 3,01% a 27 pontos no pré-market, o que pode sinalizar uma abertura positiva para os negócios na B3 às 10h (horário de Brasília).
O Ibovespa (IBOV) tem chance de começar esta segunda-feira (19) buscando recuperação, após ter fechado em queda de 0,85% aos 102,8 mil pontos na última sexta-feira (16).
Os mercados acionários na Europa também operavam com tom mais otimista. O Stoxx 600, que reúne as ações mais negociadas do velho continente, ganhava0,4%.
O petróleo tipo Brent, referência internacional usada pela Petrobras (PETR4), subia 1,01% com cada barril valendo US$ 79,85, com perspectiva de recuperação da demanda chinesa.
Acompanhado a baixa da commodity, os ADRs (recibos que representam ações) da Petrobras (PBR) em Nova York avançavam 1,28% no pré-market. Já os ADRs da Vale (VALE) tinham ligeira queda de 0,06% no mesmo instante.