Mercados europeus avançam impulsionados por desmobilização das tropas russas
Os mercados da Europa operam no azul, influenciados pelos resultados corporativos otimistas das empresas da região, e pela notícia de que a Rússia já retirou parte de suas tropas da fronteira com a Ucrânia.
O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, confirmou que unidades militares dos distritos sul e oeste do país já começaram a retornar às suas guarnições, uma medida que pode diminuir a tensão geopolítica no leste europeu.
Enquanto isso, os lucros permanecem proeminentes nos mercados europeus, com Glencore, Engie, Randstad e DSM entre as empresas que reportaram seus ganhos corporativos nesta terça-feira.
A empresa alemã de entrega de alimentos Delivery Hero subiu 6,5% para liderar o Stoxx 600, enquanto na parte inferior do índice, a empresa suíça de software bancário Temenos caiu mais de 9% após perder as expectativas de lucro do quarto trimestre.
Além disso, o PIB da zona do euro cresceu 0,3% no quarto trimestre para um aumento anual de 4,6%, segundo as estimativas iniciais. O dado indicou uma desaceleração dos mercados, esperada em relação ao trimestre anterior.
Por volta das 8h00, o índice STOXX 600, que reúne as ações europeias mais negociadas, avançava 1,04%, com 465 pontos.
Em Londres, no mesmo momento, o FTSE subia 0,51% com 7.570 pontos