Mercados devem cortar “cordão umbilical” com Fed, diz El-Erian
Em entrevista a rede norte-americana CNBC, Mohamed El-Erian, conselhero-chefe de economia do grupo Allianz, afirmou que o Federal Reserve tenta quebrar a “co-dependência” do mercado diante dos rumos da política monetária.
De acordo com o economista, Jerome Powell – presidente da autarquia – quer dizer algo como “é a hora dos mercados se firmarem sobre os próprios pés”. Neste sentido, desde 2008, os investidores contam com estímulos dos bancos centrais para realizarem negócios.
El-Erian declarou ainda que Powell poderia ter diminuído as preocupações do mercado ao dizer que “nada está fora da mesa” frente a aumentos na Fed Funds Rate e na redução do balanço de ativos. No entanto, avisou que “dados técnicos ruins nos mercados” podem se tornar “dados econômicos ruins”.
Teste real
O economista da Allianz, que foi CEO (Chief Executive Officer) da Pimco, afirmou anteriormente que a decisão do Fed seria um “um teste real sobre se Fed é de fato um Fed diferente ou se ao primeiro sinal de volatilidade do mercado há recuo”.